divdiv
PUBLICIDADE

Geral

Publicidade

Agosto Dourado pede conscientização sobre importância do aleitamento materno

O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano

Por: Paloma Mocellin
Fotos: Divulgação Pinterest

A amamentação também ganhou um mês para chamar de seu: o Agosto Dourado. São 31 dias para intensificar o que precisa ser trabalhado durante todos o ano: a importância do aleitamento materno. neste mês, diversas ações espalhadas pelo País irão tratar sobre o assunto mais importante da maternidade seguindo o lema da campanha “Todos Juntos Pela Amamentação”.

“As mães devem receber orientações durante toda a gestação ( importância, benefícios, posições entre outras) para assim estarem mais preparadas para a amamentação. Trabalhamos diariamente a importância de manter a amamentação no domicílio devido aos seu inúmeros benefícios, trabalhamos muito referente ao vínculo mãe bebê e isso é fundamental para o sucesso na amamentação”, declara a enfermeira responsável pelo setor de maternidade do Hospital de Caridade de Erechim, Liliane Rodrigues.

A profissional também relata que toda criança que apresenta alguma patologia com o auxílio da amamentação nota-se uma recuperação mais rápidas devido aos seu inúmeros benefícios.”Noto que não é resistência das mães ao aleitamento materno mais sim muitas vezes a falta de informação referente a importância tanto para a mãe quanto para o bebê. Assim entra a equipe de profissionais a importância que o profissional médico, enfermagem tem em informar para se manter a amamentação”.

Para ela, as campanhas ainda são necessárias com o intuito de informação da importância do aleitamento. “Agosto dourado acho que se resume em proteção- Proteção Ao bebê e também para a mãe”, explica.

Porque Agosto Dourado?

A mãe carrega ouro em forma de leite. A metáfora cabe perfeitamente neste caso. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. “Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas”, explica o nutricionista Rodrigo Carvalho, membro da Rede IBFAN Brasil.

O nutricionista também explica que a amamentação “é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano”.

Um mês dedicado ao tema será importante para tirar todas as dúvidas que as mulheres ainda têm sobre a amamentação. A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece há 20 anos. São sete dias com uma programação intensa, em todo o mundo, para promover a importância de amamentar de forma exclusiva, principalmente, nos primeiros meses do bebê. “Mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem esse evento e até mesmo a sua importância para apoiar e proteger a saúde materno-infantil em toda sua integralidade”, explica Rodrigo Carvalho.

O Outubro Rosa e o Novembro Azul, não menos importantes, têm uma repercussão na mídia. O Agosto Dourado tem esta pretensão. “Talvez com menor propaganda, a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação, e o seu produto padrão ouro de qualidade, o leite humano, merecem não só sete dias de promoção, proteção e apoio, mas um mês inteiro e também uma cor que esteja à altura de sua relevância. Trinta dias, para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com o seu laço simbólico, o dourado”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE