divdiv
PUBLICIDADE

Cultura

Publicidade

Aprovados projetos federal e estadual de incentivo à cultura para o Coro da URI

Direção do Coral e Maestro reuniram-se com o Diretor Administrativo, Paulo Roberto Giollo, para falar do projeto aprovado

Por: Assecom
Fotos: Divulgação

A Associação Coral Universitário, que tem apoio da URI Erechim, teve projeto aprovado para captação de recursos através da Lei Rouanet. Com isso, o Coro vai desenvolver várias ações culturais. Esta semana, o Diretor Administrativo do câmpus, Paulo Roberto Giollo, recebeu os dirigentes do Coral e da empresa Apoiare, que desenvolveu o projeto junto ao Ministério da Cultura, para analisar as conquistas. O Professor Giollo parabenizou a Direção do Coro, o Maestro Marcio Buzatto e a empresa Apoiare, liderada por Tainete Farina, pela aprovação dos projetos. Destacou, no entanto, que “agora precisamos trabalhar para conseguir a colaboração das empresas e a comunidade na destinação dos recursos para a realização dos eventos que serão transformados em momentos culturais inesquecíveis”.

Dentre os diversos eventos, haverá um concerto erudito, com a participação do Coro da URI Erechim, Orquestra de Câmara e solistas convidados, a ter lugar no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Neste projeto também está previsto um concerto/show a ter lugar no Salão de Eventos da URI. Nesta ocasião, além do Coro da URI, também irão se apresentar cinco músicos e um solista convidados.

Outra ação prevista é o concerto “Mulheres em Canto”, dentro da programação do Outubro Rosa. Estarão presentes, além do Coro da URI, mais quatro solistas e cinco músicos convidados. Um concerto-show de Natal com o Coro da URI Erechim e o músico e cantor nativista Wilson Paim também está na programação.

 A captação de recursos será através do incentivo fiscal, um dos mecanismos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet, onde empresas tributadas com base no lucro real poderão destinar até 4% do Imposto de Renda para a realização do projeto, e pessoas físicas até 6% do Imposto de Renda devido.

O outro projeto aprovado foi junto ao Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul para a realização do Festival de Coros do Norte Gaúcho, além do projeto Música nas Igrejas e apresentações sociais em Erechim. A produção do Festival deve começar em breve para apresentação em três cidades da região. O calendário de todas as apresentações está sendo organizado de acordo com a agenda dos artistas e irá ocorrer no decorrer dos dois próximos anos.

Segundo o Maestro Marcio Buzatto e a Presidente do Coral, Marli Pomagerski, “esses projetos são um marco na história do Coro e da Universidade, pois possibilitarão fazermos concertos e shows maiores e melhores em Erechim e região. Com verba adequada poderemos estruturar as questões de palco, convidados, sonorização e iluminação, divulgação, vídeos, trazer convidados renomados e fazer concertos com orquestra profissional, elevando sensivelmente o nível da programação cultural da cidade e motivando a todos em fazer algo novo, bem estruturado e atraente. Podemos voar mais alto a partir destes projetos. É o que vínhamos almejando há anos e agora se tornou realidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE