a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Aspectos das relações conjugais e a fragilização das relações parentais abrem Seminário da Escola de Pais em Erechim

Convivência entre pais e filhos na infância e na adolescência serão os temas das palestras desta sexta-feira, dia 10

Por: Da Redação
Fotos: Ivanor Oliviecki
psicologa angelica neuman (1)

Aconteceram na noite desta quinta-feira, 9, as primeiras palestras do Seminário Regional da Escola de Pais do Brasil, Seccional de Erechim. Neste ano, em que o seminário chega à sua 24ª edição, o tema é “O universo das relações familiares”.

A psicóloga Angélica Neumann, mestre e doutora em psicologia e integrante do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares da UFRGS, docente do curso de Psicologia da URI Erechim, falou sobre a importância das relações conjugais na vida familiar. “É um tema de extrema relevância, uma vez que as relações do casal servem de modelo de aprendizagem para os filhos. É uma base que fundamenta o próprio desenvolvimento das crianças e adolescentes no seu futuro. Além disso, o relacionamento do casal é importante pras pessoas individualmente. Vivemos num mundo com tantas demandas que acabamos deixando a relação conjugal de lado”, destacou.

Eliana Picoli Zordan psicóloga clínica, psicoterapeuta sistêmica, mestre em psicologia clínica, doutora em psicóloga, professora do curso de psicologia da URI e pesquisadora na área da família e conjugalidade, falou sobre as relações parentais e agentes educadores. “Os pais estão tendo dificuldade para desenvolver junto às crianças o respeito, a hierarquia, a solidariedade, a distribuição das tarefas entre pais e mães, pq estão muito comprometidos com a sua carreira profissional e com outros aspectos da sociedade. A dificuldade dos pais exercerem a autoridade leva a uma dificuldade de colocar limites e as crianças e jovens têm dificuldades de lidar com a frustração e acabam tendo comportamentos inadequados”, explica.

O Seminário tem prosseguimentos nesta sexta-feira, com mais duas palestras no Centro Cultural 25 de Julho. Convivência entre pais e filhos na infância será o assunto abordado pelo médico pediatra Jean Khater Filho. Já a convivência entre pais e filhos adolescentes será o tema abordado pela psicóloga e pedagoga Ilham El Maerrawi. As palestras iniciam as 19h30.