a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Assembleia confirma arrendamento de parte da Cotrel para a CooperAlfa

Todas unidades de grãos, insumos e recebimento de leite serão arrendadas pela CooperAlfa

Por: Leandro Vesoloski
Fotos: Leandro Vesoloski
IMG_8510 (Copy)

Em assembléia que reuniu delegados e associados da Cotrel na tarde desta sexta-feira, 7, diretores da Cooperativa apresentaram relatório de assembleias nos municípios no entorno de Erechim que teve como resultado a aprovação do arrendamento de todas as unidades de grãos, insumos e recebimento de leite pertencentes a Cotrel.

Para Luiz Paraboni Filho o arrendamento das unidades da Cotrel representará um salto no desenvolvimento regional. “Essa negociação se dá em forma de arrendamento de todas as unidades de grãos, insumos e recebimento de leite e não inclui as unidades arrendadas pela Cooperativa Central Aurora na área de carnes, suínos e aves”, explicou o presidente

O arrendamento será feito pela CooperAlfa, de Santa Catarina. “Um dia histórico, de vitória e de conquistas para todos. Sentimos uma emoção em falar da Cotrel, mas o mundo é feito de razão e não de emoção. Os negócios e o capital falam mais alto. Entendemos que a região do alto Uruguai a tempo vem se desenvolvendo a níveis muito baixos. Com este negocio não é somente a Cotrel e seus associados que ganham, mas toda a região. Com uma administração adequada para enfrentar o momento ganha todo mundo”, acrescentou Paraboni.

O presidente da CooperAlfa, Romeu Bet destacou que as negociações ocorrem a vários meses e que faltam apenas pequenos detalhes para concluir o arrendamento. “Acho que é um momento muito importante para a Cotrel, seus associados e para a Cooperalfa. Estamos em negociação bem avançada de locação da parte comercial, recebimento de grãos, lojas agropecuárias e instalações que em volvem o agricultor”, ressaltou Bet.

As dificuldades enfrentadas pela Cotrel foram lembradas pelo presidente da Cooperativa Catarinense. “Devido às dificuldades econômico- financeiras que a Cotrel passa, fomos procurados para fazer uma parceria. Há vários meses fazemos essas tratativas, e é claro que para termos sucesso nessa região precisamos do apoio dos associados”, falou.

Romeu Bet destacou também a importância da participação da Cotrel nesta nova fase de negócios e não descarta a incorporação das duas cooperativas. “A Cotrel terá um papel muito importante na equalização das contas, acertos com colaboradores e fornecedores. Lá na frente poderemos falar em incorporação. Para nos também é um passo importante, esperamos que nosso associado valorize esse momento”.

A conclusão da negociação deverá se dar até o final do mês de outubro, segundo informou Romeu. “Faltam pequenos detalhes como a parceria com a Aurora. Precisamos ver como faremos com as cotas de aves, suínos com integrados que entregam seus produtos na Cooperativa Central Aurora. Acredito que até o final deste mês deveremos assinar o contrato e concluir essa negociação”, finalizou o presidente da Cooperativa.

Os associados se manifestaram em forma de agradecimento a atual gestão da Cotrel, enaltecendo o trabalho realizado até então.

Quem é a CooperAlfa

Fundada em 29 de outubro de 1967, a Cooperalfa surgiu no mercado para atender uma grande necessidade: a busca dos pequenos e médios produtores rurais por uma remuneração mais justa e a valorização do seu trabalho.

A atividade central da Cooperalfa é a comercialização e armazenagem da produção agrícola dos associados, como milho, soja, feijão e trigo.

Outro destacado pilar da cooperativa é a industrialização de trigo e soja, bem como, a fabricação de rações para agregar valor à produção agrícola de seus associados.

A Alfa também atua na produção de sementes certificadas de soja, feijão, trigo e coberturas de solo. Além disso, desenvolve parcerias com indústrias co-irmãs do sistema cooperativo para o beneficiamento de citros, suínos, aves e leite.

Visando elevar a qualidade de vida das famílias rurais, melhorar o trabalho e a produção, a Alfa investe continuamente em novas técnicas e tecnologias.

Agrônomos, veterinários e técnicos em agropecuária são alguns dos profissionais responsáveis em transportar novos conhecimentos aos cooperados, rumo a melhores resultados.

Os principais objetivos da Alfa sempre estiveram voltados em fortalecer e melhorar a renda média das famílias rurais, aperfeiçoar as condições sanitárias em geral, permanente assistência técnica, aumentar a produtividade e a expectativa média de vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE