a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Brasil envia 81 livros para a biblioteca Casa de las Américas

Localizada em Cuba, Casa é centro de estudos de literatura, artes e ciências sociais na América Latina

Por: Portal Brasil
7d080168-6614-42e2-87fc-45dc73c1044c

O Ministério da Cultura envia, nesta terça-feira (8), uma remessa de 81 livros para a Casa de las Américas, localizada em Havana, Cuba.

As obras, de segmentos como literatura, arquitetura e antropologia, serão doadas em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Câmara dos Deputados, a Fundação Alexandre Gusmão e a Fundação Cultural Palmares, para formação do centro de estudos brasilianistas da Casa.

Esta é a primeira remessa, e novos livros serão enviados regularmente para reforçar a biblioteca, dando visibilidade à produção literária brasileira em toda a América Latina. O apoio à instituição foi acertado no início deste ano pelo diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Cristian Brayner.

“A ideia é estreitar os laços culturais entre Brasil e Cuba, a partir do desenvolvimento de uma coleção brasileira na Casa de Las Américas”, argumentou o diretor.

A Casa de Las Américas foi criada em 1959 e, desde 1960, patrocina o Prêmio Literário Casa de Las Américas, um dos mais importantes da América Latina. Uma das categorias da premiação é Literatura Brasileira, que foi vencida neste ano pela escritora Maria Valéria Rezende.

A Casa de las Américas também deverá participar, em novembro, da 19ª Festa do Livro da USP. No encontro, entrará em pauta a tradução de textos literários brasileiros para o espanhol, com foco na América Latina.