a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Leitura

Publicidade

Ceia de Natal: Menos gasto, mais sabor

Programa Mesa Brasil Sesc dá dicas de receitas com aproveitamento integral dos alimentos

Por: Assecom
frango

Com a chegada das festas de final de ano, a população ainda busca economizar na hora de fazer as compras, seja nos presentes ou nos cardápios. Entre as confraternizações está a ceia de Natal, principal tradição que reúne família e amigos para celebrar o dia 25 de dezembro e também é um momento marcado por muita comilança. O Programa Mesa Brasil Sesc sugere algumas receitas em que é possível aproveitar integralmente os alimentos e ainda evitar gastos desnecessários.

Sabemos que o arroz não pode faltar na mesa natalina, não é mesmo? A partir disso, temos o “Arroz Colorido”, uma iguaria que mistura ingredientes das mais variadas cores e sabores, entre eles está: almeirão, agrião, espinafre, folhas de cenoura, brócolis e couve-flor e mostarda. Sabemos que quanto mais colorido o prato, mas saudável ele é. Famosa também na ceia natalina, a farofa é presença confirmada no prato dos brasileiros. Mas já pensou em uma farofa que aproveita a casca de uma fruta e ainda torna o prato mais nutritivo? Essa é a proposta da “Farofa com casca de melão”, uma comida simples e com alto valor nutricional, já que a casca do melão possui muitas fibras, cálcio, potássio e fósforo. Outro alimento tradicional nessa época é o Chester, que pode ser substituído pelo Frango e combina muito bem com batatinhas assadas, mas eis seu diferencial: a casca. As batatas são cozidas com casca, aproveitando as substâncias nutritivas do amido e ainda eleva o paladar de quem o degusta. Confira abaixo os ingredientes necessários para cada receita e o modo de preparo. Bom apetite!

Arroz colorido

Ingredientes:

6 xícaras de arroz cozido

1 beterraba pequena cozida e batida no liquidificador

1 cenoura cozida e batida no liquidificador

1 xícara de folhas verdes cozidas e batidas no liquidificador (almeirão, agrião, espinafre, folhas de cenoura, folha de brócolis, folha de couve-flor, mostarda etc.)

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Dividir o arroz em 4 partes. Uma ficará branca. Em outra parte, colocar a beterraba, na terceira, a cenoura e na última, o purê de folhas. Colocar em uma forma o arroz branco e depois fazer camadas de arroz colorido até terminar. Apertar bem para poder tirar da forma.

Farofa de casca de melão

Ingredientes:

1 xícara (chá) de casca de melão picado

2 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de cebola picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de talos de agrião picados

1 xícara (chá) de suco de casca de abacaxi

Sal a gosto

1 xícara (chá) de tomate picado

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe a casca de melão em água fervente até amaciar. Escorra e reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a cebola e o alho. Acrescente os talos de agrião, a casca de melão reservada e refogue. Adicione o suco de casca de abacaxi, tempere com sal e cozinhe até ferver. Junte o tomate e a farinha, aos poucos, mexendo.

Frango com batatinhas assadas com casca

Ingredientes:

1 frango grande

1 punhado de coentro

1 cebola grande

3 dentes de alho

1/2 xícara (chá) de vinho branco suave

1 colher (chá) de ervas finas

1 colher (sopa) de óleo

Sal a gosto

Manteiga para besuntar

Batatinhas pequenas cozidas com casca

Modo de preparo:

Descongelar o frango e lavar bem. Bata no liquidificador o coentro, cebola, alho, vinho, sal, óleo e o sal. Depois que bater, acrescente as ervas finas. Coloque o frango num tabuleiro e besunte por dentro e por fora com este molho. Para que entranhe bem o molho no frango, coloque-o dentro de um saco plástico grande com todo molho e feche bem. Leve à geladeira. No dia seguinte, retire o frango do saco plástico, coloque-o num tabuleiro com um pouco do molho. Cubra a ave com papel-alumínio e leve-a ao forno médio por aproximadamente uma hora. Retire o papel-alumínio, com um pincel, besunte por cima do frango um pouco de manteiga, deixe dourar, por cerca de 30 minutos. Reserve. Numa panela com água e sal, cozinhe as batatinhas com a casca.  Unte um tabuleiro com azeite, coloque as batatinhas, salpique orégano, um pouquinho de sal e regue com azeite.  Leve o tabuleiro ao forno para assar as batatinhas.

Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE