divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Coletivo Educador visita horto medicinal em Quatro Irmãos

Trinta e duas pessoas integrantes do Coletivo Educador do Alto Uruguai fizeram uma visita técnica ao Horto Medicinal Comunitário do município de Quatro Irmãos, na quarta-feira (21/06) com objetivo de conhecer as alternativas que podem ser trabalhadas com plantas medicinais. No horto medicinal foram aplicadas metodologias que permitem o estudar especificamente as plantas através do […]

Por: Asscom
Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Trinta e duas pessoas integrantes do Coletivo Educador do Alto Uruguai fizeram uma visita técnica ao Horto Medicinal Comunitário do município de Quatro Irmãos, na quarta-feira (21/06) com objetivo de conhecer as alternativas que podem ser trabalhadas com plantas medicinais. No horto medicinal foram aplicadas metodologias que permitem o estudar especificamente as plantas através do corpo humano, do boneco fitoterápico e do espiral das plantas.

O grupo esteve acompanhado da professora Sonia Zakrzeveski – chefe do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Regional Integradas das Missões (URI) – campus de Erechim e de extensionistas da Emater/RS-Ascar e recebeu orientações da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, agrônoma Joviane Salvador e Emanuele Bieniek e de profissionais da área da Saúde do município.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário municipal da Saúde, Giovan Poganski, pelo gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo, pelo representante da unidade do Sicredi local, Vando Dalla Nora, entre outros. O secretário da Saúde agradeceu as parcerias e reafirmou que a administração municipal é parceira no projeto.

O gerente adjunto da Emater também destacou a importância do evento para difundir o uso das plantas também para os jovens e parabenizou a todos pelo envolvimento no resgate das plantas medicinais. A professora da URI Sonia agradeceu ao município por disponibilizar o espaço. O estudo das plantas é muito importante para o saber, para o diálogo do cientifico e saber popular. “É uma oportunidade de levar conhecimentos para subsidiar as ações de troca de saber” através do Coletivo Educador.

O município de Quatro Irmãos conta ainda com mais três hortos medicinais comunitários, sendo um na Linha Farroupilha e outros dois nos Assentamentos 18 de Outubro e São Brás.

Todos os municípios terão que fazer um projeto de educação voltado a valorização do saberes populares e científicos associados às plantas medicinais. Estes projetos serão socializados em seminário que acontecerá em outubro deste ano na URI.

O Coletivo Educador do Alto Uruguai objetiva a formação permanente, participa e continuada de educadores ambientais, visando à construção de território sustentável (municípios da Amau) e envolve diversas entidades da região, entre elas, a Emater/RS-Ascar e prefeituras, através das secretarias de Educação.

No final da visita os participantes receberam mudas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE