divdiv
PUBLICIDADE

Marcelo Figueiró

Fim de ano é tempo de seguir estrelas

Feriado de Reveillon é ótimo para maratonar séries de TV no estilo Star Wars

 Gostou de “Star Wars – Os Últimos Jedi”? Quer mais material com o tema aventura espacial? Odiou, mas adora o gênero e gostaria de assistir algo parecido com os filmes originais da franquia? Nem tudo está perdido. A categoria de cinema conhecida como “Space Ópera”, que nos apresentou Luke, Leia e Han Solo, também tem outros personagens e tramas fortes na TV. Existem várias séries de ficção cientifica que abordam guerras intergalácticas e viagens nos espaço, sendo apresentadas por diversas emissoras. É possível encontrar programas sobre universos longínquos, navegando na programação a cabo ou nos serviços de streaming.

 Para comemorar o lançamento do novo Star Wars, e oferecer mais opções sobre este tipo de programa, pesquisamos uma lista de programas sobre contos espaciais. Tem de tudo, desde material recente, até antigos, e consagrados romances, com décadas de reprises. Veja abaixo e aproveite o feriado de ano novo para entrar no hiperespaço e assistir interessantes historias espaciais.

 Jornada nas Estrelas – Star Trek – Não existe como falar de séries espaciais sem citar Star Trek.  O programa  é uma franquia criada por Gene Roddenberry, em 1966. Originalmente a série trazia as aventuras do capitão James T. Kirk (William Shatner),  do seu conselheiro, o alienígena vulcano de orelhas pontiagudas, Spock (Leonard Nimoy), e do médico Leonard McCoy (DeForest Kelley) a bordo da U.S.S. Enterprise. Esta era uma nave de exploração da Federação dos Planetas, que segue a “missão para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas formas de vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!”, conforme apresenta a abertura. Star Trek é uma marca tão forte que levou a criação de vários spin-offs, como: Star Trek: The Next Generation (1987-2004), Star Trek: Deep Space Nine (1993-99), Star Trek: Voyager (1995-2001) e Star Trek: Enterprise (2001-2005). Este ano foi lançado o sexto título da franquia, Star Trek: Discovery (2017), filmada pela CBS, que já está no catálogo da Netflix. Certamente é a série que mais rivaliza com Star Wars na quantidade de fãs. Não é para menos, pois possui filmes, gibis, livros e desenhos animados em seu currículo. Vale a pena assistir para adentrar na “fronteira final”. Sem Star Trek não haveria cultura nerd, nem filmes de qualidade sobre aventuras no espaço.   

Star-Trek (2)

 Batllestar Galáctica – Esta série teve sua primeira versão em 1978, um ano após o lançamento do primeiro Star Wars, surfando no sucesso de George Lucas. Décadas depois, em 2003, foi apresentada com nova roupagem pelo canal Scy-fy, sendo líder de audiência no período que esteve no ar. Na trama o maior inimigo de nossa espécie ressurge, num repentino e devastador ataque nuclear as doze colônias espaciais, controladas pelos humanos. Os androides Cylons destroem milhares de vidas e passam a caçar os humanos restantes. Algumas naves, das forças Coloniais, milagrosamente sobrevivem e passam a fugir dos Cylons, enquanto buscam uma nova terra para abrigarem seus tripulantes. O comandante William Adama (Edward James Olmos) reativa a espaçonave museu Galáctica, para dar cobertura aos fugitivos. A empreitada dura as cinco temporadas da série. Certamente é  interessante pela qualidade do universo construído, com efeitos especiais perfeitos, mas também se destaca ao apresentar um complicado sistema político criado para comandar o comboio de espaçonaves fugitivas. De todas as séries que recomendo, esta certamente é a melhor e mais completa, já tendo gerado dois spin-offs, Caprica (2009) e Galactica, Blood & Chrome (2012).  

 

 Firefly – Trata-se de uma série de ficção científica criada por Joss Whedon, diretor dos Vingadores (2012). Seu ambiente futurista foi modelado tendo a inspiração dos filmes de Western tradicionais. Firefly mistura elementos do velho oeste com grandes e modernos aparatos tecnológicos e uma enorme influência da cultura oriental. O programa explora a fragilidade das pessoas que lutaram no lado perdedor de uma guerra civil, e também a cultura pioneira que existe na borda do sistema solar. A história acontece em 2517, após a chegada dos humanos em um novo sistema solar, e segue as aventuras da tripulação renegada da Serenity, uma nave espacial classe Firefly. O elenco principal traz nove personagens, O Capitão Malcolm “Mal” Reynolds comandante da Serenity e um soldado renegado que lutou contra o governo. Junto com ele estão a cortesã, Inara Serra, o mercenário Jayne Cobb, o reverendo Book, o doutor Simon Tam e a sua irmã com estranhos poderes mentais, River, a engenheira da nave, Kaywinnit Lee “Kaylee” Frye, a antiga companheira de batalha de Malcolm, Zoe e seu marido, o piloto Wash. Firefly estreou na Fox e foi cancelada após somente onze dos catorze episódios produzidos terem ido ao ar. O sucesso pós-exibição na TV levou Whedon e a Universal Pictures a produzir um filme baseado na série, intitulado “Serenity“.

expanse (2)

 The Expanse – A história é situada 200 anos no futuro. A série acompanha a luta do detetive Joe Miller e do capitão de uma nave, Jim Holden, para desvendar uma grande conspiração. Os seres humanos colonizaram todos planetas do Sistema Solar. No entanto, estão longe de viver em paz. Tensões sociais e políticas comprometem a vida das colônias, que não aceitam a dependência da Terra e de Marte e da influência política e militar que exercem sobre os demais planetas. O detetive Joe cumpre a missão de procurar uma jovem mulher desaparecida, “Julie” Andrômeda Mao. Enquanto isso, James Holden, o Oficial do transportador de gelo, Canterbury, é envolvido em um trágico acidente que ameaça a precária paz entre Terra, Marte e Cinturão. Na Terra, Chrisjen Avasarala, Executiva das Nações Unidas, trabalha para prevenir a guerra usando qualquer meio necessário. Logo, os três descobrem que a mulher desaparecida e o carregador de gelo são parte de uma vasto complô que ameaça toda a humanidade. O interessante desta série é que ela mistura a forte trama política com um clima noir, nas investigações do detetive, fazendo uma mistura da alta tecnologia com os contos de detetive da década de 1940.  

 Stargate SG-1 –  A série é baseada no filme Stargate (1994). Nela a Força Aérea dos Estados Unidos cria um grupo de soldados e cientistas liderados pelo Coronel Jack O’Neill (Richard Dean Anderson) para viajar para diferentes mundos através de uma porta interestelar chamada Stargate, desenvolvida por uma civilização antiga, que liga outros planetas ao nosso. O aparelho é um supercondutor que permite viagens pelo “subespaço”, através de um buraco de minhoca, com destino a outro aparelho localizado a uma vasta distância do primeiro. Nesta lógica, a maioria das mitologias da Terra teria por base acontecimentos envolvendo extraterrestres. Estes visitaram ou controlaram as civilizações no passado distante. A espécie alienígena conhecida como os goa’ulds  teria escravizado os habitantes do Egito Antigo, criando ali o que viria a ser a sua cultura e religião. Passando por deuses, os goa’ulds fizeram os humanos de escravos e usaram o Stargate para sequestrar trabalhadores da Terra. A  missão do SG1 é investigar e neutralizar a ameaça de ataque alienígena sobre a Terra. Além de Stargate SG-1(1997-2007), foram geradas mais duas séries Stargate Atlantis (2004-2009), Stargate Universe (2009-2011),  uma telessérie de animação, e diversos romances que formam um extenso universo.

Stargate (2)

 Dark Matter – Nesta série, ainda em exibição, e a disposição na Netflix, quatro homens e duas mulheres acordam a bordo de uma nave espacial sem qualquer lembrança sobre quem são ou como chegaram ali. Nomeando a si mesmos de “um” a “seis” na ordem de seu despertar, eles estabilizam a nave e começam a tentar descobrir como foram congelados. Também os acompanha uma androide, conectada a nave,  com um comportamento atípico comparado a outros robôs. Ao longo da série eles são perseguidos por diversas organizações, acrescentam novos membros e perdem outros. Conforme a trama vai avançando descobrimos que os protagonistas não eram pessoas tão boas quanto pensávamos. Agora eles tem a dura escolha de voltar a viver seu passado ou seguir na linha correta que adotaram para o presente. Dark Matter é exibida pelo canal Space desde 2015.

 Killjoys – Dos mesmos produtores de Orphan Black (2012 – 2017), a história acompanha três caçadores de recompensas intergaláticos. Os habitantes do planeta Qresh colonizaram três luas, bem como outros planetas, formando uma sociedade interplanetária conhecida como Quad. Neste meio atuam os Killjoys, caçadores de recompensas que devem seguir regras rigorosas quando realizam suas missões. Uma dessas regras estipula que os Killjoys não podem tomar partido pessoal ou político quando estão perseguindo os criminosos. Porém, uma caçada inesperada os coloca em meio a uma eminente guerra sangrenta. Killjoys é uma série de televisão canadense exibida pelo canal Space.

dark-matter (1)

 Babylon 5 – A série gira em torno da estação espacial Babylon 5, que concentra a política, diplomacia e conflitos do universo, durante os anos entre 2257 e 2262. A história inspirou o spin-off de Star-Trek, Deep Space Nine, por ter toda a sua trama desenvolvida numa estação espacial. O show-runner do programa, J. Michael Straczynski, resolveu ambientar a série neste cenário após concluir que era difícil manter uma série de ficção tendo de mudar a locação a cada semana para representar novos planetas. A estabilidade da estação poderia gerar um programa de qualidade, sem perder a boa argumentação de Ficção Cientifica, apresentando tramas complicadas e interação com alienígenas. A estratégia deu certo, pois o piloto estreou nos Estados Unidos em 1993 e teve cinco temporadas completas. Além disso, a série deu origem a seis filmes para TV e um spin-offCrusade (1999), com treze episódios.

 Buck Rogers in the 25th Century – Este foi um seriado de televisão  transmitido entre 1979 e 1981. Foi inspirados no personagem Buck Rogers, de histórias em quadrinhos e romances dos anos 1920. Na primeira temporada, Buck Rogers, um astronauta militar do século XX, é acidentalmente congelado durante uma missão espacial em 1987 e desperta no século XXV, passando a atuar como patrulheiro. Ele é auxiliado por um robô atrapalhado, Twiki, e pelo computador Dr. Theopolis. Fazendo o tipo latin lover, estava sempre cercado de belas mulheres, tanto amigas quanto inimigas. Na segunda temporada, Buck parte numa espaçonave de exploração científica, nos moldes de Star Trek. As aventuras,  em sofisticados ambientes espaciais, foram substituídas pelo interior da nave e por planetas áridos. Houve ainda a introdução do melancólico personagem alienígena Hawk (Falcão), o último de sua raça, dentre outros.

 Lost in Space (Perdidos no Espaço) – Clássico seriado de televisão, produzido por Irwin Alen´s, entre os anos de 1965 e 1968, que conta as aventuras da família Robinson no espaço, a bordo da nave Júpiter 2, juntamente com o Robô B9 e o Dr. Zachary Smith. No futuro, ano de 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos Judy, Penny e Will, além do Major Don West, são selecionados para viajar até um planeta do sistema Alpha Centauri, a fim de estabelecer uma colônia, para que outras pessoas possam viver lá. No entanto, o doutor Smith, um agente de um governo inimigo é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave oito horas após a decolagem. No processo o vilão fica preso na espaçonave, que decola com ele a bordo. Ao tentar desativar o robô, este se religa sozinho. Sem saber do perigo que criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson, que estava em tubos de hibernação. Então o robô B9 inicia a sua programação e destrói o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes. Com a espaçonave avariada e distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e lutam para encontrar o caminho de volta para casa. É uma verdadeira obra prima da ficção científica para época, e chegou a gerar um filme, décadas depois, em 1998.

 Gostou da lista. Pois então entre na sua nave espacial e aproveite o feriadão e as férias para conhecer novos mundos e novas civilizações. Ah, se tiver outras sugestões pode mandar para o e-mail deste analista que terei grande prazer em assistir sua série e te acompanhar nesta jornada. Abraços, bons filmes e boa entrada de 2018.

 Trailers e aberturas

Jornada nas Estrelas – https://youtu.be/ZplhQT7FaLk

Batllestar Galáctica – https://youtu.be/YZaUYefxgA4

Firefly – https://youtu.be/4JfL5BHNTiY 

The Expanse – https://youtu.be/yoV5EEJv_A8

Stargate – https://youtu.be/-sYDcAKe5ps

Darkmatter – https://youtu.be/fGPcQDBi37E

Killjoys – https://youtu.be/5aa3NqS_l-U

Babylon 5 – https://youtu.be/BtrUhIuEqdY

Buck Rogers – https://youtu.be/Z2ECU0KHceU

Perdidos no Espaço – https://youtu.be/wKFTKULOoRk

Publicidade
Publicidade
    Publicidade