divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Confecção de tapetes para Corpus Christi é referência em Aratiba

Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia e somam cerca de 400 metros de tapetes

Por: Da redação
Fotos: Divulgação

Os destaques da programação do feriado de Corpus Christi, são os tapete para a passagem da tradicional procissão, os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica. A tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
O município de Aratiba adota a tradição e se destaca regionalmente pela organização dimensão das obras de arte. Os trabalhos começam logo pela manhã com a montagem dos tapetes no entorno da Praça Central para celebrar o dia. Na data, diversas entidades, comércios, equipe da catequese, indústrias, escolas, crianças, jovens, adultos e idosos, famílias, participaram na confecção de cerca de 400 metros de tapetes.
Para a comunidade, a confecção de tapetes de rua é uma manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
São utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, dizeres e figuras relativas ao assunto, como: trigo, pão, uva, peixe, hóstia, cálice, sol, pomba, flores, Bíblia, entre outros. E é por estes tapetes que passa a procissão.
A missa inicia às 14h, na Igreja Matriz São Tiago, celebrada pelo Padre Cleocir Bonetti e, logo após, acontece a tradicional procissão, com a caminhada pelas ruas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE