a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Curso de Agronomia da URI promove Tarde de Campo das Agrárias

Tarde das Agrárias teve lugar no câmpus II da Universidade Iniciativa fez parte da disciplina de Extensão Rural Projeto mostra ao acadêmico a realidade do agronegócio

Por: Asscom
Fotos: Divulgação
DSC_0132

O Curso de Agronomia da URI Erechim (turma 2014) promoveu no sábado, 02, a sexta edição da Tarde de Campo das Agrárias. Os acadêmicos apresentaram estudos sobre a irrigação por aspersão, refúgio, inoculação e tratamento de sementes e agricultura de precisão. A iniciativa buscou, mais uma vez, estabelecer, na prática, a interdisciplinaridade do Curso.

A irrigação por aspersão foi mostrada pelos acadêmicos Jakson May, Angélica Kamanski, Daiana Bevilaqua, Ricardo Santolin e Talis Malacarne. Eles salientaram que fornecer uma quantidade adequada de água às plantas, aliada a outras operações, contribui de forma mais efetiva para o aumento da produtividade das culturas.

O trabalho sobre refúgio foi apresentado por Álvaro Ceni, Cátia Tonieto, Fernanda Freitas, Giovani Gomes e Ricardo Zambiazi. O sistema tem como função produzir insetos que sejam suscetíveis às proteínas inseticidas e que se acasalam com insetos resistentes.

A terceira temática tratou da inoculação e tratamento de sementes e foi apresentada por Ana Luisa Gayger, Diogo Canova, Fabrício Foiatto, Heliur de Develatti, Jéssica Backes e Luam Bampi. O tratamento de sementes é basicamente a aplicação de defensivos nas sementes com a função de protegê-las de doenças e pragas.

A quarta temática foi sobre agricultura de precisão, que consiste na tecnologia de aplicação de defensivos, foi apresentada pelos alunos Alexandre Luft, Charles Rörig, Günter Riesembeck, Josiele Zacharczuk, Matheus Giacomoni e Vanderlei Veiguel.

A Tarde das Agrárias fez parte da disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo professor Julio Cesar Brancher, e contou com o apoio de várias empresas ligadas ao agronegócio: Alfa, Kesoja, Lavoro, Pioneer, Stara, Paludo, Hidroplan e Caitá Supermercados.