divdiv
PUBLICIDADE

Salto Alto

Publicidade

Curso prepara mães e acompanhantes para o modo de vir ao mundo dos bebês

Roda de gestantes esclarece dúvidas e leva serenidade à mães de "primeira viagem" em Erechim

Por: Isadora Guazzelli
Fotos: Ilustração

As mulheres tem nove meses para se acostumar com a ideia de ser mãe. Nesse período, muitas sonham com rostinho, a voz e a pele do bebê que vai chegar. Por outro lado, muitas mulheres passam pelo medo de não saber como cuidar daquele pequeno pedacinho de amor que está para chegar. E foi pensando nisso que o Hospital Santa Terezinha de Erechim criou um curso de mães.

Em entrevista ao jornal Atmosfera, a enfermeira e coordenadora da clínica obstétrica do Hospital Santa Terezinha, Rafaella Schwendler, falou sobre a criação do curso e os principais ensinamentos passados para às mães, nesta preparação da maternidade.

“Nós víamos a necessidade de informar de forma dinâmica todos os conhecimentos que uma mãe precisa ao ter o seu bebê, além de encontrar um modo onde pudéssemos incentivar o parto natural ou humanizado. O modo de vir ao mundo hoje, não é mais como antigamente onde a gestante ficava sozinha, sem auxílio e sem as roupas íntimas. Hoje existe todo um acolhimento desta mãe, ela pode ficar com a sua roupa íntima (vestindo a camisola do hospital), há momentos de relaxamento e de exercícios que proporcionam um maior bem estar à estas mães. Nossa proposta é para todos os tipos de mães, incluindo também as adotantes. Nosso foco é proporcionar conhecimento do modo de vir ao mundo às mães e acompanhantes, sejam eles pais, dindos ou dindas, qualquer pessoa que decida acompanhar o momento na hora do parto”, explica a coordenadora.

baby-200760_1920“O curso acontece sempre no período da noite, de forma que se possa atingir o maior número de mães. Temas como o cuidado com os recém nascidos, cuidados com o umbigo ( dúvida muito frequente em mães de primeira viagem) r tipos de parto. Para a temática da amamentação nós destinamos uma noite inteira sobre o assunto. Este é um tema muito importante, onde ressaltamos a necessidade do bebê receber o leite materno até os 6 meses após o parto. Também dispomos de ferramentas para os exercícios de fortalecimento físico, ensinando as mães determinados exercícios com orientação, utilizando bolas de fisioterapia”, disse Rafaella.

“O Hospital Santa Terezinha de Erechim conta com camas obstétricas PPP, é um tipo de cama que dispõem de grades para exercícios, onde normalmente o acompanhante é inserido naquele momento tão importante para a mulher e seu acompanhante. Existem tipos de massagem que proporcionam momentos de relaxamento, mesmo que a dor para a mulher esteja intensa”, finaliza a enfermeira.

No momento não há nenhuma turma em andamento, no entanto, a coordenadora explica que após este período de surto de gripe, uma nova turma do curso para mães será aberta.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE