divdiv
PUBLICIDADE

Segurança

Publicidade

Dia de testar a força e agilidade dos soldados

Erechim sedia a etapa final da competição Bombeiro de Ferro

Por: Da Redação
Fotos: Cristiane Rhoden

 

A concentração de bombeiros de todo Rio Grande do Sul começou cedo em Erechim. 42 soldados de todos os Batalhões do Estado e de Santa Catarina participaram da etapa final da competição Bombeiro de Ferro. O evento iniciou às 13h, na Praça Jayme Lago, e mediu a força, competência, estrutura emocional e agilidade que um bombeiro precisa ter no seu dia-a-dia. O evento comemora também os 50 anos do batalhão no município.

A prova com média de tempo de 1m50s incluiu além do carregamento de 15 quilos de mangueira, subida de quatro andares de escada, simulação de controle de incêndio e resgate de vítima. Exigiu muita resistência e força física. Afinal de contas cada competidor ainda precisava carregar um equipamento que pesava 30 quilos. “O esforço é tanto que a gente chega a exaustão”, declarou o soldado Henrique Pacheco. Ele fez um dos melhores tempo na prova.

Força feminina em destaque

Pra quem pensa que força física é só assunto de homem se engana. A competição contou com a participação de três mulheres. As soldados Kurtz, Morgana e Thalin. “Claro que a prova muda um pouco os pesos mas fizemos o mesmo que os colegas. E esse é o nosso trabalho diário. Não há descriminação”, declara Morgana.

E pode-se de dizer que elas foram sucesso na Praça Jayme Lago, Teve muita gente que se surpreendeu com o desempenho das meninas. “Eu fiquei impressionada. Porque conseguir levantar e carregar uma pessoa de 70 quilos não é tarefa fácil. Fiquei orgulhosa em ver essas mulheres quebrando tabus”, enfatiza a professora Juliana Wrublewski.

Cinquentenário do Batalhão de Erechim

A competição também faz parte das festividades alusivas aos 50 anos do Batalhão de Erechim que foi fundado em 23 de dezembro de 1967. Conforme o comandante da unidade local, Capitão Alessandro Bauer, neste ano diversos eventos estão programados para comemorar o cinquentenário.

“Desde o início do ano estamos festejando. Essa competição foi sucesso para nós. Reuniu nossas famílias e a comunidade de Erechim participou”, comemorou Bauer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE