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Dia do Filósofo: docentes da UFFS refletem sobre o papel do profissional

A capacidade de transitar por territórios diversos do saber, a situação do ensino de filosofia nas escolas e o enfoque sobre ética e a moral nos dias de hoje: confira as opiniões de dois professores da área

Por: Asscom

Comemorado anualmente em 16 de agosto, o Dia do Filósofo é uma data propícia para a reflexão não apenas da formação do profissional de filosofia, mas também sobre como este campo de trabalho pode contribuir em diferentes espaços da sociedade. A atuação em instituições de ensino, organizações governamentais ou não, ou ainda em consultorias para projetos de políticas públicas, são apenas alguns exemplos de como o profissional pode auxiliar no desenvolvimento social.

Conversamos com dois docentes do curso de Filosofia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim para que discorressem sobre essas questões. Abaixo, os professores Marcio Soares e Celso Eidt falam sobre temas como a importância do ensino de filosofia na Educação Básica – tendo como perspectiva as últimas mudanças no currículo comum; possíveis contribuições deste profissional em tempos de crise ética e moral; entre outros assuntos.

 Importância da filosofia

“A filosofia pode constituir um campo teórico cuja contribuição se diferencia dos demais saberes. Um dos atributos da filosofia é a capacidade de transitar pelos múltiplos territórios do saber, dialogar e interagir com as diversas ciências, buscar pontos de contato com outras disciplinas, contextualizar e relacionar o saber institucionalizado com a cultura humana em geral. Desta forma, trabalha na articulação e sistematização dos saberes em sua totalidade.” Prof. Celso

“Nos séculos XIX e XX emanciparam-se da filosofia disciplinas no campo das ciências humanas, como a psicologia, a antropologia, as ciências sociais, a ciência política, a linguística. Portanto, hoje o escopo da filosofia e o rol de assuntos exclusivamente filosóficos, se ainda existem, é bastante reduzido em relação ao passado. Mesmo assim, a filosofia ainda ocupa espaço importante na construção do conhecimento e na reflexão sobre os mais diversos fenômenos culturais, tais como as artes, a literatura, as questões éticas e morais, questões políticas e educacionais etc. Parece-me que a filosofia pode oferecer maior contribuição nas questões sobre as quais as ciências não tem muito o que dizer (tais como as questões éticas e morais), ainda que talvez não possamos mais falar de temas exclusivos da filosofia em nossa época.” Prof. Marcio 

Especialistas do debate público

“O profissional em filosofia tanto é um especialista, em diferentes níveis, nos temas, autores ou campos disciplinares da Tradição Filosófica do passado e do presente, quanto pode ser um intelectual que, tendo formação filosófica, propõe-se ao debate público de questões relevantes e da ordem do dia em nossa época, tais como as questões éticas e morais, estéticas, de construção do conhecimento, manifestações culturais, formas de sociabilidade, questões políticas e educacionais etc.” Prof. Marcio

Atuação profissional

“Os profissionais tanto podem atuar como palestrantes e autores, no mercado editorial, quanto podem ocupar espaço na mídia. Geralmente o profissional em filosofia acaba dirigindo-se para a docência, para o exercício do magistério, seja na escola de Educação Básica ou nas instituições de Ensino Superior. Assim, é muito comum encontrarmos profissionais que se dedicam ao ensino de filosofia (sendo professores de filosofia), são especialistas, em algum nível, em certas questões filosóficas e ocupam espaço no debate público, constituindo-se em intelectuais engajados em tal debate.” Prof. Marcio

“A Educação Básica constitui um campo de trabalho importante para aqueles que buscam formação filosófica. Mesmo considerando o cenário de crise na educação pública, os poucos investimentos e a precarização do trabalho dos professores, não se pode desconhecer a carência de profissionais formados em filosofia. A escola é um espaço de trabalho. Há outros espaços profissionais, seja em instituições educacionais seja em instituições de outra natureza, onde a presença do trabalho do filósofo, dada sua formação qualificação intelectual, são fundamentais.” Prof. Celso

 Ensino de filosofia na Educação Básica

“A garantia de um espaço específico para a filosofia no Ensino Médio, sua inclusão como disciplina obrigatória, constituiu o primeiro passo de um processo que requer amadurecimento e cuja consolidação exige múltiplos investimentos, sejam este de natureza teórico-pedagógica, sejam recursos técnico-administrativos. Um cenário bastante comum indica a precariedade do ensino de filosofia nas escolas. O seu lugar ainda é periférico. Parece cumprir mais uma exigência burocrática do que compor um ideal de formação. A construção de um lugar apropriado, com profissionais formados em filosofia, é exigência primeira para tornar a filosofia um saber significativo na formação dos jovens.” Prof. Celso

Crise ética e moral

“Parece-me que aos profissionais da filosofia não cabe nenhum papel especial ou privilegiado em nossa época, especialmente no Brasil, em relação a uma possível crise ética e moral que possamos constatar, particularmente na esfera da política profissional. Não cabe aos profissionais da filosofia ‘tirar soluções da cartola’ para crises éticas e políticas como aquela que é revelada dia após dia na Operação Lava Jato. O que cabe aos profissionais da filosofia, como aos demais cientistas, políticos, artistas, técnicos, profissionais, trabalhadores e cidadãos em geral, é embrenhar-se no debate público sobre aquelas questões. Isso não nega o fato de que os profissionais da filosofia possam oferecer contribuições específicas e qualificadas, dada sua formação, no debate público sobre, por exemplo, ética na política, por um lado; mas, de outro lado, isso também não concede nenhum lugar especial ou saber privilegiado aos profissionais da filosofia sobre tais questões. A filosofia constitui-se, assim, hoje, em mais um campo de saber, com suas especificidades é verdade, ao lado de tantos outros, mas com a mesma relevância dos outros.” Prof. Marcio

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