a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Educação Física da URI participará de Congresso Internacional em Foz do Iguaçu

Mostra de trabalhos científicos encerrou atividades acadêmicas do Curso de Educação Física.

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
112733

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Educação Olímpica (GEPEF/EO) dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, da URI Erechim, estará presente no 33° Congresso Internacional de Educação Física, de 14 a 16 de janeiro, em Foz do Iguaçu, Paraná. Os acadêmicos vão apresentar quatro trabalhos que foram aprovados e que deverão ser publicados na Edição Especial da Revista Científica Internacional da FIEP, editada em quatro idiomas e distribuída para 129 países.

Os representantes da URI também irão participar do VIII Seminário Valores do Esporte e Educação Olímpica. Os organizadores do Congresso ressaltam a importância da URI Erechim nesse projeto no convite enviado à Universidade: “Ao longo desses anos, junto com outros sonhadores, em particular os Centros de Estudos Olímpicos e a URI Erechim, procuramos aumentar a chama desse importante movimento. Contudo, a educação olímpica, como o fair play e o movimento olímpico, devem ter sua difusão e inclusão em todos os segmentos educacionais e esportivos. Nesse sentido, a partir desse seminário discutiremos e debateremos a forma e possibilidades de inserção em todas as áreas e segmentos”.

Mostra Científica

Na última edição da Mostra de Trabalhos Científicos da Educação Física, realizada no sábado, 9, vários trabalhos foram apresentados. As pesquisas foram de autoria dos acadêmicos Emile Zortea, Gustavo Lopes Gomes, Kelly Centenaro Giacomel, Lucas Fernando Camerini, Lurdes Caroline Smaniotto Lunkes, Pedro Henrique Baidek, Stefany Krebs e Vanessa Alberti.

A iniciativa também mostrou a participação de alunos da Escola de Educação Básica que começam a se integrar no grupo de estudos. Duas alunas apresentaram trabalhos: Helena Severo da Fonseca e Carolina Pacheco da Silva. Elas contaram com a presença de suas mães Kátia Garcez Severo e Cátia Regina Chaves da Silva que foram prestigiar as apresentações.

O professor José Luis “Nino” Dalla Costa comenta que o envolvimento de estudantes (alunos e acadêmicos) em grupos de estudos os fortalecem para uma aproximação do meio acadêmico e participação em atividades de extensão universitária e de iniciação científica. “Isto desenvolve e amplia suas qualidades e habilidades por meio dos estudos teóricos e das experiências práticas. Os possíveis resultados destas ações para os estudantes estão relacionados à formação pessoal e profissional, bem como na continuidade dos estudos (especializações, mestrados, doutorados)”, ressalta o professor. E completa: “Estamos com uma excelente equipe de trabalho que integra e envolve professores e acadêmicos dos Cursos de Educação Física e professores e alunos da Escola de Educação Básica da URI Erechim nas atividades do Programa de Educação Olímpica e do Curso de Educação Física”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE