a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Ciência

Publicidade

Egito anuncia novas descobertas sobre faraó Tutancâmon

Tumba do faraó possui marcas e ranhuras em seus muros

Por: isadora
replica-of-king-tutankhamuns-mask-792209_1280

Na manhã desta terça-feira, o Egito que a tumba do faraó Tutancâmon possui marcas e ranhuras em seus muros – muito semelhantes  às da porta de entrada do mausoléu, que possibilitaram seu descobrimento, em 1922, pelo arqueólogo Henri Carter. “Elas indicam que os muros do lado oeste e norte da tumba podem ocultar câmaras funerárias”, disse o ministro egípcio de Antiguidades, Mamduh al Damati, ao diário estatal Al Ahram.

De acordo com o arqueólogo, Reeves analisou imagens 3D de alta resolução do complexo mortuário e, em um artigo publicado no final de julho, afirma que, ao observar alguns detalhes das paredes, notou que elas podem abrigar duas câmaras secretas que foram fechadas e camufladas. Uma delas guardaria a múmia de Nefertiti e a outra seria uma sala de armazenamento.

Outra suposição feita pelo ministro, é de que as câmaras podem ocultar a múmia da mãe do faraó, a rainha Kiya, e não a de Nefertiti.

Para os especialistas, este pode ser a primeira pista que confirma a teoria do arqueólogo britânico Nicolas Reeves, de que os restos mortais da rainha egípcia Nefertiti estão em passagens secretas construídas na tumba do faraó.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério de Antiguidades egípcio, outras medidas serão tomadas para incrementar ainda mais a pesquisa, como o uso de um radar japonês, no final de novembro, que ajudaria nas novas descobertas.

Faraó Tutancâmon

Tancâmon foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Era filho de Acquanaton e Kiya. Casou-se aos 10 anos com Achesenamon e assumiu o trono aos 12 anos ade idade, restaurando cultos antigos aos deuses e privilégios do clero. Em 1.324 a.C; faleceu aos 19 anos sem herdeiros.Por ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós. No entanto, o que mais chama a atenção atualmente é o fato de a dele ser uma das poucas sepulturas encontradas bem conservadas. Ao ser aberta, foram encontrados ouro, tecidos, armas, mobílias e textos que revelam muito a respeito do Antigo Egito.

Em 1922, Carter descobriu o túmulo de Tutancâmon.A câmara, visitada por milhares de pessoas desde então, guarda mais de 5 000 artefatos, além da múmia e do sarcófago.

Rainha Nefertiti
A localização dos restos mortais de Nefertiti é desconhecida. Ela viveu entre 1380 a.C e 1345 a.C. e é muito conhecida por sua beleza.Considerada uma das mais importantes figuras egípcias da XVIII dinastia, ela foi a rainha e a esposa principal do faraó Amenhotep IV (mais conhecido como Akhenaton), o qual substituiu o culto politeísta egípcio (a religião da crença em diversos deuses egípcios) pelo monoteísmo (culto para um único deus) no Egito Antigo.

O Egito anunciou que o mausoléu será fechado para as visitas turísticas a partir de outubro para trabalhos de restauração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE