a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Enfermagem desenvolve proposta de Gestão do Cuidado a partir da Educação em Saúde

Atividade realizada na Escola Othelo Rosa Na Unetral, ação foi dentro da campanha Outubro Rosa

Por: Asscom
Fotos: Divulgação
Foto Supervisionado 3

Dinamizar ações que possibilitem ao acadêmico vislumbrar suas atividades profissionais como enfermeiro da íntegra. Esta é a proposta do Estágio Supervisionado II B, realizado no último semestre do curso de Graduação em Enfermagem da URI.

Uma das propostas que emergem a partir das características das comunidades em que são desenvolvidos os estágios é a de desenvolver ações de educação em saúde com vistas a promover o autocuidado e compartilhamento de experiências entre ensino, serviço e usuários do sistema de atenção à saúde.

Dentro dessa proposta, as acadêmicas Elisandra Meneguetti, Débora Funghetto, Fabiana Zuravski, Letícia Fontana, Letícia Picolloto e Simone Tozzo, acompanhadas do professor Samuel Salvi Romero, desenvolveram atividades em comunidades e empresas de Erechim que versaram desde a orientação à higiene corporal para os alunos da Escola Infantil Othelo Rosa, no Bairro Presidente Vargas, até informações preventivas do câncer de colo de útero e de mama na empresa Unetral, na BR 153, durante as atividades do Outubro Rosa da URI Erechim.

O desenvolvimento de ações com foco no autocuidado e aprendizagem em saúde contemplam princípios e diretrizes do SUS que não podem ser esquecidas e podem construir fortes laços entre profissionais e usuários. Ao se caracterizar como uma vertente de atuação do enfermeiro, a Educação em Saúde prevê autonomia do profissional e idealização de buscas pela integralidade, equidade e universalidade em saúde.