a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Erechinenses também podem colaborar a dedução do Imposto de Renda

Os cidadãos também podem colaborar para manter as entidades socioassistenciais de Erechim, que desenvolvem projetos para garantir os direitos da criança, do adolescente e do idoso, através da dedução do Imposto de Renda. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicae) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comid), formados por […]

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
LEIA_POLÍTICA

Os cidadãos também podem colaborar para manter as entidades socioassistenciais de Erechim, que desenvolvem projetos para garantir os direitos da criança, do adolescente e do idoso, através da dedução do Imposto de Renda.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicae) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comid), formados por representantes governamentais e entidades assistenciais, tem a função de normatizar e fiscalizar a aplicação destes recursos. Os conselhos municipais são como uma ponte entre as entidades e os governos municipal e estadual, atuando diretamente na formulação de políticas públicas, bem como na sua fiscalização.

Podem destinar pessoas físicas que declaram IR pelo modelo completo e pessoas jurídicas que apuram IR pelo lucro real. O valor está limitado a 6% do imposto devido para pessoa física que declara no formulário completo, 3% no momento da declaração do IR (abril de 2018), e 1% para pessoa jurídica que optar pelo lucro real. O recurso doado é deduzido na próxima declaração.

Para contribuir é preciso preencher o depósito com o nome e o número do CPF ou CNPJ do doador e encaminhá-lo à prefeitura para que seja feito o recibo de contribuição direcionado aos Conselhos.

Em Erechim, são mais de 3.700 crianças e adolescentes atendidos e em torno de 630 famílias, que têm acesso aos projetos sócio-protetivos e socioeducativos, ofertados através da Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (Adau), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais se Erechim (Apae), Associação de Amparo à Maternidade e a Infância (Assami), Centro Cultural e Assistencial São Cristóvão (Cecris), Pastoral da Criança, Obra Promocional Santa Marta, Patronato Agrícola São José, Sociedade Fraternal Cantinho da Luz, Centro Ocupacional e de Atividades Profissionalizantes Cl Albano Frey, Associação Beneficente Lar da Criança, Associação Creche Madre Alix, Centro Educacional Santo Agostinho (Cesa), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), AABB Comunidade, Associação Pró-Autista Aquarela, Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim (LDN), Instituto Unimed, Associação Batista de Ação Social de Erechim (Abase) e Associação Amigos do Grupo Escoteiro Acauã.

O Conselho Municipal do Idoso de Erechim conta com a participação de nove entidades governamentais e outras nove civis, que acolhem os idosos que necessitam e que procuram por atendimento. O Comid garante que os direitos dos idosos sejam cumpridos, dando suporte às entidades para que elas possam realizar seus trabalhos. O acesso aos projetos é realizado através da Associação de Apoio ao Idoso Erechinense (AAIE), Associação Idosos pela Vida (AIVIDA), Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai do RS (Atapers), Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Sociedade Beneficente Jacinto Godoy, Unimed, URI Erechim, SESC e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar/Emater-RS).

 

Contas para doação ao Fundo da Criança e do Adolescente:

Banco do Brasil  – Agência: 0132-5 C/C 68.236-5

Caixa Econômica Federal – Agência: 0470 C/C 006.78-2

Banrisul – Agência: 04.107159.0.4

 

Conta para doação para o Fundo do Idoso:

Banrisul – Agência: 0210, C/C 04.111278.0-1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE