divdiv
PUBLICIDADE

Vida

Publicidade

Família de quadrigêmeos tem histórico de gêmeos nos avós

Os quadrigêmeos que nasceram sexta-feira por volta das 16h no Hospital de Caridade tiveram uma noite tranquila

Por: José Adelar Ody
Fotos: Maria Lúcia Carraro Smaniotto/Divulgação

Os quadrigêmeos que nasceram sexta-feira por volta das 16h no Hospital de Caridade tiveram uma noite tranquila. A informação é do pai Renato Valdir de Paula, 24 anos. Eles seriam os primeiros quadrigêmeos na história de Erechim. A cesariana foi realizada com sucesso no Hospital de Caridade (HC) por volta das 16h. Levou cerca de 30 minutos. São três meninos e uma menina. Os recém nascidos chegaram com 32 semanas e quatro dias. Eles pesaram respectivamente 1,2 kg, 1,3 kg , 1,5 kg e 1,6 kg . Todos eles passam bem. A mãe Daniela Araújo de Oliveira, 19 anos, também passa bem. Ela deverá ter alta em três dias. Os bebês ficarão no HC cerca de 30 a 40 dias até atingirem 2 kg segundo o ginecologista que acompanhou a gravidez e fez o parto, Sergio Bigolin, com o auxílio do colega André Fernando Detoni. O pai dos recém nascidos, Renato Valdir de Paula, completa 25 anos segunda-feira, 16. Ele estava radiante na sala de espera depois de acompanhar o parto. “É uma sensação única. A gente sabia que tinha quatro, mas só quando nasceram é que se viu que era realidade. Não era sonho”, disse ao lado da irmã, da mãe (agricultora) e da sogra.

Daniela Araújo de Oliveira estava no hospital há 28 dias. Há dois dias entrou em trabalho de parto. As contrações eficazes se intensificaram com modificação do colo uterino explicou o ginecologista Bigolin. Apesar do parto prematuro o ginecologista disse que para “quadrigêmeos e idade gestacional, está ótimo”. O médico explicou que não houve necessidade de suporte mecânico para ventilação dos bebês. Disse que na sua vida de 25 anos como ginecologista sentiu mais uma vez a sensação de “dever cumprido e satisfação profissional e pessoal”. De acordo com o ginecologista Sérgio Bigolin casos de quadrigêmeos ocorrem em média um para cada 700 mil. Há três meses a mãe Daniela observava que a única preocupação que o casal tinha era “que venham com bastante saúde”. E até gora é isto que se comprova. A mãe tomou a vacina preventiva contra a gripe A.

_DSC0526 (Copy)O pai dos recém nascidos afirmou que possui um plano empresarial da Unimed. Ele explicou que a família está recebendo ajuda como fraldas e leite. Ele também desenvolveu algumas campanhas na cidade e uma ação entre amigos. Renato trabalha como entregador de jornal da cidade e de lanches. Está de licença porque acidentou-se com a motocicleta há alguns meses. Legalmente, Renato e Daniela vivem em uma relação estável. Ele estava ampliando a casa, mas parou a obra depois que Daniela internou no hospital O casal reside no bairro Copas Verdes, em uma casa no mesmo terreno onde mora a mãe (agora avó) de Daniela. A senhora Marilene de Araújo que tinha cinco netos até a tarde desta sexta-feira, 13. Em meia hora ela quase aumentou cem por cento o número. Agora conta com nove. Ele afirmou que todos – avós, irmãos e parentes -, vão ajudar o casal a criar os recém nascidos. Daniela Araújo de Oliveira, 19 anos, foi para seu exame de ecografia no dia 2 de dezembro com a curiosidade de saber se o bebê que esperava era menino ou menina. Quando o médico lhe disse que com nove semanas ainda não dava para saber o sexo do bebê, mas que havia uma grande novidade no exame, ela levou o maior susto da sua vida. A vendedora não estava grávida de uma criança, mas de quatro. “Eu ri e achei que era brincadeira”, disse na época. Daniela Araújo de Oliveira não fez nenhum tratamento especial para engravidar, mas observa que dentro da família há um histórico de gêmeos: “na minha, a bisavó é gêmea, e na dele (esposo) o pai é gêmeo”. Trabalharam no parto além dos ginecologistas Sérgio Bigolin e André Fernando Detoni, as pediatras Márcia Mosele, Silvia Hoffmann, Marilise Orengo e Jaqueline Strieski. O filho do ginecologista Bigolin, Sérgio Bigolin Jr. que cursa medicina, observou o parto. O pai dos quadrigêmeos disse que seu sonho era ter dois filhos com Daniela, e coçou a barba, para acrescentar, mas vieram quatro. À noite ele deu o nome que os quadrigêmeos receberão : João Vitor, Henrique Valdir, Dênnis Renato e Alehandra Yasmin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE