a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Índios acampados em Sertão se apossam de veículo da Sesai

Automóvel era usado por equipe volante para atender indígenas acampados

Por: Da Redação
unidad sesai indios

Um veículo oficial da Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena, órgão ligado ao Ministério da Saúde do Governo Federal, foi retido pelos indígenas que estão há vários meses acampados em uma área próxima às margens da ERS 135, em Sertão. O fato teria ocorrido na semana passada, quando os índios teriam retirado a chave do veículo no momento em que a equipe volante da secretaria fazia um atendimento no local.

Desde então o veículo tem sido usado pelos índios em deslocamentos nas proximidades do acampamento (foto). O fato foi comunicado à Polícia Federal e demais órgãos competentes.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é a área do Ministério da Saúde responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Índios estão acampados há cinco meses no local

Desde o início de setembro um grupo formado por indígenas montou um acampamento ao lado da principal estrada da localidade de Vila Incra, em Sertão. Desde então os moradores estão apreensivos com a presença de indígenas no local, inclusive com relatos de estarem sendo hostilizados e intimidados com violência pelo grupo. Antes disso o grupo ocupou por quase um ano uma área em uma reserva ambiental, também no município.

Segundo os moradores do local, desde que chegaram, os índios tem tentado intimidar os agricultores e teriam inclusive se apossado de residências.

A Vila Incra surgiu a partir de um assentamento realizado pelo governo federal numa área onde chegou a ser cogitada a implantação de uma unidade da Embrapa. Famílias de agricultores foram instaladas na área há cerca de 30 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE