divdiv
PUBLICIDADE

Sem categoria

Publicidade

Informativo da Diocese de Erechim

Catequistas do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul Os pavilhões da Festa da Uva de Caxias do Sul acolherão catequistas de todo o Estado no próximo domingo, das 09h às 16h30, na Segunda Jornada Estadual da Catequese promovida pelo Setor da Animação Bíblico-catequético do Regional Sul 3 da CNBB. Em torno de 20.000 […]

Por: Gente - Coluna Social

Catequistas do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul

Os pavilhões da Festa da Uva de Caxias do Sul acolherão catequistas de todo o Estado no próximo domingo, das 09h às 16h30, na Segunda Jornada Estadual da Catequese promovida pelo Setor da Animação Bíblico-catequético do Regional Sul 3 da CNBB. Em torno de 20.000 agentes da Pastoral da Iniciação Cristã das 4 arquidioceses e 14 dioceses do Rio Grande do Sul participarão do evento que tem como tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!”, e o lema: “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,11-14). Da Diocese de Erexim, 156 catequistas estão inscritos para participar, que, como os de outras dioceses, são convidados a levar junto a sua Bíblia.

Centenário das aparições de Fátima com celebração especial em Erechim

No próximo dia 13, transcorrem os 100 anos das aparições de N. Sra. em Fátima, Portugal. Dom Cláudio Colling, logo que assumiu a recém-criada Diocese de Passo Fundo em 1951, à qual nossa região pertencia, encaminhou a construção do Seminário Menor em Erechim, sob a proteção de N. Sra. de Fátima, para ser um centro dinamizador das vocações e da devoção a N. Sra. Por isso, nossa Diocese, criada em 1971, tem vital ligação com a devoção a N. Sra. de Fátima. No centenário de suas aparições, dia 13 próximo, haverá terço e missa com a presença das zeladoras das capelinhas, às 14h, na esplanada do Santuário. As representantes de cada paróquia são convidadas a trazer uma capelinha. Às 19h30, haverá procissão da Catedral ao Santuário com missa presidida por Dom José. Naquele dia, o Papa Francisco estará em Fátima, Portugal, onde vai declarar santos os pastorinhos Jacinta e Francisco, os mais jovens santos não mártires da Igreja Católica.

Assembleia da CNBB envia mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil

Em seu segundo dia de Assembleia, quinta-feira, véspera da greve geral no País, os Bispos publicaram mensagem pela passagem do dia do trabalhador e trabalhadora nesta segunda-feira. Atestam que em seu coração de pastores brota um grito de solidariedade em defesa de seus direitos, especialmente dos 13 milhões de desempregados. Falam da natureza e importância do trabalho, da luta dos trabalhadores pela conquista de direitos que contribuíram para a construção de uma nação com ideais republicanos e democráticos. Registram que o dia do trabalhador e da trabalhadora, neste ano, é celebrado em meio a um ataque sistemático e ostensivo aos direitos conquistados, precarizando as condições de vida, enfraquecendo o Estado e absolutizando o mercado. Observam que, na lógica perversa do mercado, os Poderes Executivo e Legislativo reduzem o dever do Estado de mediar a relação entre capital e trabalho, e de garantir a proteção social. Nesta situação, dirigem palavra de esperança e de fé: nenhum trabalhador sem direitos! Encorajam a organização democrática e mobilizações pacíficas, em defesa da dignidade e dos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras, com especial atenção aos mais pobres.

A dimensão missionária da vocação cristã

Para o Papa Francisco, todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho. É o que ele afirma na mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a transcorrer no próximo domingo, dia 07 de maio, no qual ocorre passagem do evangelho que fala do bom pastor. Francisco declara que quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Ou seja, o discípulo não recebe o dom do amor de Deus para sua consolação privada; não é chamado a ocupar-se de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa; simplesmente é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus e não pode guardar esta experiência apenas para si mesmo. “A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária”, conforme Francisco havia dito na exortação apostólica A Alegria do Evangelho. Ele convida a todos a abrir-se à ação silenciosa do Espírito, que é o fundamento da missão, pois não poderá jamais haver pastoral vocacional nem missão cristã, sem a oração assídua e contemplativa, especialmente pela escuta da Palavra de Deus e do encontro pessoal com Cristo na adoração eucarística. Por isso, o Papa exorta as comunidades paroquiais, as associações e os numerosos grupos de oração presentes na Igreja a continuarem a pedir ao Senhor que mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho, capazes de se aproximar dos irmãos, tornando-se assim sinal vivo do amor misericordioso de Deus.

Declaração da CNBB, OAB e Conselho Federal de Economia sobre reforma da Previdência

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Federal de Economia emitiram, no dia 19 deste mês, nota conjunta com o posicionamento das três entidades sobre projeto de emenda à Constituição para a reforma da Previdência. As três entidades reafirmam posição de que nenhuma reforma que afete direitos básicos da população pode ser formulada sem a devida discussão com o conjunto da sociedade e suas organizações. A Reforma não pode ser aprovada apressadamente, nem colocar os interesses do mercado financeiro e as razões de ordem econômica acima das necessidades da população e os valores ético-sociais e solidários são imprescindíveis na busca de solução para a Previdência. Estiveram presentes na assinatura da nota o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o presidente da OAB, Cláudio Lamachia; e o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya. Esta nota, bem como outras 4 da CNBB, sobre esta reforma da Previdência, o foro privilegiado, o aborto e a isenção das entidades filantrópicas estão no jornal Comunicação Diocesana a ser entregue às Paróquias nesta segunda-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE