a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Salto Alto

Publicidade

Mulher conquistou avanços, desafios e poder

Profissional diz que mulher tem buscado espaços importantes no mercado de trabalho

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
marcia

A evolução profissional do mercado de trabalho para mulheres tem sido notável, especialmente nas últimas décadas, em se tratando de Brasil. Para a gerente executiva do Centro Hospitalar Santa Mônica, Marcia Balen Matté, as mulheres tem obtido conquistas importantes.

“A partir da década de 70 quando as mulheres foram conquistando um espaço maior no mercado de trabalho, conseguiram transpor as barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar. Hoje as mulheres ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, na política, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta. Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Este fenômeno mundial tem ocorrido tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e o Brasil graças a Deus não é exceção”, enfatiza Marcia.

“Os novos modelos de gestão, exigem profissionais mais críticos, qualificados, com melhores competências técnicas, e em condições de assumir também as dimensões políticas e gerenciais da instituição onde trabalham. Dentro deste contexto a mulher, tem sim conquistado a cada dia mais espaços no mundo dos negócios”, acrescenta a profissional.

– O que faz?

Para Marcia, o envolvimento profissional com dedicação e responsabilidade, faz a mulher ser bem sucedida no trabalho atualmente. “O fato da mulher ser mais sensitiva, ter um olhar mais global sobre o ser humano, a empresa onde trabalha, o setor específico, e a capacidade de trabalho em equipe, de liderança, enfim, a mulher quando se propõe fazer algo, ela abraça a causa e luta com garra a afinco por ela”, pontua.

“O fato das mulheres terem passado a  estudar mais, adquirindo um maior grau de conhecimento científico, conquistando espaços importante dentro da sociedade, o que possibilitou este crescimento profissional e intelectual fazendo com que ela se faça mais presente dentro do mundo dos negócios e da sociedade como um todo.  Valores femininos, como a sensibilidade feminina, a capacidade de trabalho em equipe contra o antigo individualismo, a persuasão em oposição ao autoritarismo, a cooperação no lugar da competição, ao meu ver tem feito a diferença”, explica Marcia.

Mas ainda há espaços a serem alcançados. “Vivemos em uma época de constantes mudanças tecnológicas, econômicas, educacionais e culturais. As organizações vivem a era da gestão do capital intelectual, buscando incessantemente atrair e preservar o conhecimento existente e gerar inovação por meio da criatividade. Eu acho sim, que a mulher ainda tem espaços importantes a conquistar , como por exemplo na política, pois acredito que a sabedoria e a sensibilidade feminina, a  competência e a capacidade de trabalho em equipe , bem como  vivência da mulher e a sua presença dentro de  importantes organizações e de tomada de decisões,  fará a diferença  na construção de um mundo melhor”, diz Marcia Matté.

Segundo ela, o grande desafio para as mulheres dessa geração, que foi marcada pelo fortalecimento de sua participação nomercado de trabalho e o aumento da responsabilidade no comando das famílias. “A mulher, que representa a maior parcela da população, viu aumentar seu poder aquisitivo, o nível de escolaridade e conseguiu reduzir um pouco   defasagem salarial que ainda existe em relação aos homens”, pontua.

“Mulher, feminino singular por si, em gênero e corpo. Mulher significa saber vontade capacidade força para mudar, de conquistar coisas novas e um mundo melhor. Desde que há vida é preciso tomar dela.  A mulher é a grande cuidadora da família dos filhos e da sociedade como uns todos.  E como algo necessário à existência humana, como algo que auxilia na manutenção da vida”, enfatiza Marcia.

“Eu acho sim, que todo dia é dia da mulher, pois elas já provaram que além de ótimas cozinheiras, podem também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, médicas, advogadas e sem ficar atrás de nenhum homem. Hoje com a sabedoria e o conhecimento que ela transmite dentro da família e da sociedade no geral já está mais do que provado que as mulheres são perfeitamente capazes de cuidar de si, da família, de seus filhos de conquistar aquilo que desejam e de provocar mudanças profundas no curso da história”, completa.