a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Mulheres se reúnem para formular políticas de saúde em Conferência Municipal

Evento teve como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
Atividde de alongamento com a enfermeira Pamila Oswalde Baranceli.

Aproximadamente 160 mulheres – membros de entidades e movimentos sociais, sindicatos e conselhos de classe, trabalhadoras dos serviços de saúde e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) – participaram da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, realizada pela Prefeitura de Getúlio Vargas, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O evento foi realizado  dia 12 de maio, no Salão de Atos do Centro Administrativo, com o objetivo de formular propostas para a política de saúde da população feminina e, em sua primeira edição, teve como tema principal “Saúde das Mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito Mauricio Soligo; do Vice-Prefeito Elgido Pasa e sua esposa Adelita Pasa; da secretária municipal de Saúde, Graciele Débora Possenti;  da representante do Poder Legislativo,  vereadora Deliane Assunção Ponzi;  do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodolfo José Rodrigues; da Enfermeira da 11ª Coordenadoria de Saúde, Leda Mendes; e da gestora dos contratos da 11ª CRS, Rosicler Picoli Pawlak. A Conferência foi aberta pelo Prefeito Mauricio Soligo que destacou que o município está aberto ao diálogo para as melhorias nos serviços voltados ao público feminino. “Temos uma rede de serviços voltados à saúde da mulher, mas ainda temos muito a avançar. Por isso estamos aqui para debater novas políticas e sair dessa conferência com propostas concretas e valorosas”, afirmou.

Durante a manhã, as participantes assistiram uma explanação das ações da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social Getúlio Vargas e uma palestra com a enfermeira Leda Mendes, sobre “Os diferentes papéis sociais da mulher, somos singulares, mas plurais”. Ainda pela manhã, foi realizada uma atividade pela enfermeira Pamila Oswalde Baranceli.

À tarde, divididas em grupos temáticos debateram e formularam as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual durante a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, prevista para o período de 9 a 11 de junho, em Porto Alegre, em preparatória para a etapa nacional, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, quando serão reunidas propostas de todo o País para contribuir nas melhorias dos serviços do SUS para as mulheres.

A coordenação Geral da 1ª  Conferência Municipal da Saúde das Mulheres foi de Geovana Klosinski Carvalho. O evento também contou com Mostra de Artesanato do Grupo de Terapia Ocupacional – Confraternizando o Saber, da  UBS Navegantes, e Grupo de Terapia Ocupacional, Roda de Croche e Trico, da UBS Santo André.