divdiv
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Para os indecisos: cinco dicas para votar direito e com critérios nas eleições deste domingo

Embora o cenário não seja o mais animador, não tem jeito: votar ainda é o mais importante exercício de cidadania e democracia, dizem especialistas

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação

Ao mesmo tempo em que foram comemoradas por parcela da população, as restrições impostas à campanha eleitoral neste ano limitaram o eleitor do acesso às informações sobre os candidatos. Em especial, sobre os candidatos a vereador, que não apareceram nos programas da propaganda eleitoral gratuita, mas só nos intervalos comerciais. Somado a isso, há o mal-estar em relação à política, em especial nos últimos anos, quando denúncias de corrupção e políticos envolvidos em escândalos tornaram-se corriqueiras.

Embora o cenário não seja o mais animador, não tem jeito: votar ainda é o mais importante exercício de cidadania e democracia, dizem especialistas. Afinal, é impensável uma sociedade sem políticos. É deles a tarefa de organizar as demandas que afetam o dia a dia de todos. Está em dúvida sobre o que fazer neste domingo de eleições? Ainda não escolheu seus candidatos? Grande parte dos Brasileiros também não. A população do Rio Grande do Sul, principalmente, soma quase 40% dos eleitores indecisos.

A pergunta é: em meio à crise política, os brasileiros vão eleger prefeitos e vereadores: a que devemos ficar atentos? O Jornal Atmosfera separou algumas dicas, para você que ainda não decidiu seus votos neste domingo. Lembre-se: vote direito e com responsabilidade, afinal o candidato eleito será responsável por você, pela sua cidade e pela vida de muitas outras pessoas.

Não anule seu voto  

Por mais que estejamos desanimados com a qualidade dos representantes e desconfiados dos partidos, é bom lembrar que, após os votos serem contados, todas as cadeiras da Câmara Municipal serão ocupadas e alguém estará governando a sua cidade por quatro anos.

Busque informações sobre a arrecadação e os gastos de campanha  

Esta é a primeira eleição, depois de 20 anos, em que empresas estão proibidas de doar para partidos e candidatos. A Justiça Eleitoral e algumas organizações estão fazendo um enorme esforço para saber como os candidatos estão arrecadando e gastando. Candidatos que prestam contas online, que discriminam seus gastos e que fazem campanhas relativamente baratas devem ser valorizados. Entre no site do seu candidato e veja como ele tem tratado do assunto.

Leia o material de campanha dos candidatos  

No Brasil, os candidatos não costumam dar muita atenção aos programas. Tradicionalmente, as cidades são inundadas com santinhos com a foto e o número do candidato (alguns não colocam nem o partido). Neste cenário, os candidatos que dedicaram seu tempo a escrever algumas propostas para gestão da cidade ou listaram as suas prioridades de atuação legislativa demonstram respeito pelos eleitores.

Peça sugestão de nomes a amigos que acompanham a política

Alguns de nossos conhecidos têm mais interesse na política do que nós. Muita gente chega ao dia da eleição sem ainda ter escolhido um candidato. Se as eleições se aproximam e você ainda está na dúvida em quem votar, peça dicas aos seus amigos que estão mais envolvidos com a política.

Vote em pessoas que você conhece

Votar em alguém que um amigo indicou ou conhecido não são critérios, necessariamente, ruins ou incoerentes ou alienados. A pessoa é mais próxima dele e está ao seu alcance. Como a campanha deste ano foi franciscana, o eleitor vai escolher, talvez, de um modo mais coerente, vai procurar por conta própria, observar a trajetória ou a legenda observando as tendências mais gerais de cada um.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE