divdiv
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Patronato reúne familiares dos praticantes de equoterapia

Projeto Fortalecer Equoterapia conta com parcerias da URI Erechim e Instituto Federal de Sertão

Por: Assecom
Fotos: Assecom

O Patronato Agrícola e Profissional São José reuniu, no sábado, 21, familiares dos praticantes de equoterapia que participam do Projeto Fortalecer Equoterapia. A proposta do encontro foi apresentar os objetivos do projeto, as formas de atendimento, mostrar o que é realizado durante as sessões, os benefícios físicos, psicológicos, educacionais e sociais da equoterapia e os avanços conquistados desde a inauguração, realizada em novembro de 2015, até hoje.

Participaram do encontro o Diretor-Administrativo do Patronato, Gláucio Franklin da Silva, a Assistente Social e Coordenadora do Projeto, Adriana Marcia Santana, a Psicóloga Marisa Calgarotto, a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da URI Erechim, Márcia Bairros de Castro, e demais profissionais do Projeto.

Durante a reunião foi anunciada oficialmente a parceria com a URI Erechim, através do Curso de Fisioterapia, abrindo campo de estágio para os alunos da disciplina eletiva de Equoterapia, que é ministrada pela professora Márcia Bairros de Castro. A coordenadora do Curso também aproveitou para falar sobre o método terapêutico e a proposta do atendimento no Patronato, assim como a regulamentação da terapia que é feita pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande- Brasil), com sede em Brasília. Segundo Márcia, uma vez que esta atividade demanda a participação do corpo inteiro, contri¬bui para o desenvolvimento do tônus e da força muscular, relaxamen¬to, conscientização do próprio corpo, equilíbrio, aprimoramento da coorde¬nação motora, atenção, autoconfiança e autoestima, consistindo em um método de reabilitação e educação que trabalha o praticante de forma global. Segundo ela, os ganhos para quem necessita deste tipo de terapia são imensos.

Conforme foi explanado, a proposta do Patronato é que a Equoterapia avance para atender toda a região, ampliando o atendimento, sem restrição de tempo de permanência no projeto, mas o tempo necessário que o praticante necessitar. No encerramento, foi apresentado um vídeo mostrando os atendimentos realizados pela equipe. O Projeto Fortalecer Equoterapia também conta com a parceira do Instituto Federal de Sertão.

PROJETO APRESENTADO NA ASSEMBLEIA DO PATRONATO

A situação atual do Projeto Fortalecer Equoterapia foi apresentada na Assembleia Geral Extraordinária do Patronato, realizada no dia 24 de maio. A AGE contou com a presença da Coordenadora do Curso de Fisioterapia da URI Erechim, Márcia Bairros de Castro, que também explanou para os presentes o trabalho que vem sendo desenvolvido. Ela elogiou a iniciativa do Patronato em se reestruturar e iniciar um trabalho de grande importância para muitas pessoas, com uma grande demanda para atendimento, não somente em Erechim, mas em toda a Região.
Uma das deliberações da AGE foi dar início a convênios com municípios da região para prestar atendimento e, assim, auxiliar na sustentabilidade do projeto.

O presidente do Patronato, Rogério Alberto da Silva Ramires, agradeceu a enorme colaboração que a professora Márcia está prestando ao Projeto e auxiliando nos avanços para a consolidação da Equoterapia no Patronato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE