divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Sistema de terraceamento é implantado em URT em Carlos Gomes

As ações na Unidade de Referência Tecnológica de Solos (URT) instalada na propriedade da família do produtor Vasco Gwiazdeczki

Por: Assecom
Fotos: Assecom

As ações na Unidade de Referência Tecnológica de Solos (URT) instalada na propriedade da família do produtor Vasco Gwiazdeczki, localizada na linha Rui Barbosa, no município de Carlos Gomes, prosseguiram nesta semana com a implantação do sistema de terraceamento de base larga. A unidade ocupa 23 hectares dos 400 hectares cultivados com lavouras de milho, soja e trigo. A família recebeu orientações técnicas e acompanhamento da prática de construção do terraço de base larga na última quarta e quinta-feira (20 e 21/07).

O produtor Vasco e seus filhos receberam as orientações, acompanhados do assistente técnico regional da Emater/RS/Ascar de Erechim, engenheiro agrônomo Cezar da Rosa, e pelos técnicos Ernani Schneider, Samuel Sperandio e Neuri Bruschi, além do professor de curso de Agronomia e Engenharia Agrícola da Universidade Regional Integrada das Missões (URI) campus de Erechim, Jardes Bragagnolo. Também acompanharam o trabalho os produtores Vanderlei Ostrizeck, Luiz Otowicz e Inácio Ozinblowsky, que já implantaram o terraceamento em suas propriedades, mas pretendem construir terraços de base larga.

Segundo Cezar da Rosa, a URT tem como objetivo difundir as técnicas de manejo de solo e água aos demais produtores do município e região. Estamos na fase final do Termo de Cooperação Técnica, envolvendo diversas entidades, para trabalharmos em parceria nas questões de uso, manejo e conservação do solo e da água na região do Alto Uruguai, vinculado com o programa Estadual “Conservar para produzir melhor”.

O produtor Vasco conta que a preocupação com a estrutura da terra também vem da necessidade de aumentar a produção, a produtividade e a fertilidade do solo da propriedade, que ficará para os filhos. “Investindo na conservação do solo também estamos viabilizando a permanência dos nossos filhos na propriedade”. Ele observa que a área tinha problemas de erosão e fertilidade. “Sem esta parceria com a Emater, Embrapa e a URI, que têm o conhecimento, não teríamos como fazer”, garante o produtor. Segundo ele, a intenção também é construir na propriedade uma unidade de armazenagem com orientação técnica da Emater/RS-Ascar.

“Queremos transmitir o conhecimento, mas a decisão é do produtor”, diz o técnico do escritório municipal de Carlos Gomes, Ernani Schneider. O objetivo é agregar práticas para evitar perdas agrícolas, contendo as enxurradas. A rotação de cultura também é importante para se obter um solo com mais infiltração de água e um solo mais estruturado, reforça o técnico.

O professor da URI, Jardes Bragagnolo, ressalta que a unidade será acompanhada dentro da campanha de Solo é Água da região do Alto Uruguai que integra o Programa Estadual de Conservação de Água e Solo e Água, que adota práticas de manejo e conservação no Rio Grande do Sul, através de uma politica permanente de Estado. O programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) em parcerias com as secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Educação, Emater/RS-Ascar e em conjunto com diversas entidades.

Ele também destacou a importância desta prática complementar para amenizar os efeitos da erosão do solo e plantio direto.
O casal Vasco e Jeorja tem quatro filhos, sendo três rapazes de idade de 28 anos, 24 anos, e outro de 22 anos e uma moça de 15 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE