a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Uva da região amadurece mais cedo neste ano

Condições climáticas anteciparam ciclo dos parreirais e frutos estarão maduros mais cedo nesta safra

Por: Ivanor Oliviecki
Fotos: Ivanor Oliviecki
UVA (11)

Este ano está sendo de exceção para os produtores de uva de Erechim e também da região. As condições climáticas, com inverno menos intenso, resultaram numa antecipação no crescimento vegetativo dos parreirais e floração e, como consequência, os frutos estarão maduros quase duas semanas antes do período normal.

O produtor Marino Slongo confirma essa situação no seu parreiral, onde a variedade Violeta, já está com os cachos quase prontos para a colheita. As variedades Bordô e Niágara seguem na mesma direção e também deverão estar sendo colhidas mais cedo nesta safra.

“A safra vai ser normal em termos de produtividade, mas vamos começar a colher a uva antes, em razão de não ter ocorrido um inverno intenso neste ano. Já a qualidade pode ser muito boa, até porque não se tem previsão de muita chuva no período de amadurecimento, o que melhora a cor e a concentração de açúcar na uva”, destaca.

Assim como boa parte dos viticultores de Erechim, Slongo realiza a venda direta ao consumidor, tanto na própria propriedade quanto nas feiras, além de destinar parte da produção para vinho e suco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE