a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Vacinação abaixo da meta Mesmo com “Dia D”, expectativa de vacinação ainda não foi atingida em Erechim e na região

Ainda há estoque de vacinas contra a Gripe na região

Por: Paloma Mocellin
Fotos: Divulgação
vacina

Prestes a completar um mês a 19ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe de Erechim ainda não atingiu as metas propostas pela Secretaria de Saúde do Estado. Um panorama realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica, mostra que foram aplicadas até agora cerca de 20 mil vacinas, faltando ainda pelo menos 8 mil doses para atingir a meta proposta aos grupos de risco.

“Neste sábado, 13 realizamos o dia D e esperávamos atingir as metas para chegar aos próximos 10 dias de campanha próximos aos 90% de pessoas vacinadas, mas não foi isso que aconteceu. Vacinamos cerca de duas mil pessoas apenas”, enfatizou a Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Erechim, Luciana Grandene.

O maior motivo, segundo a profissional, é a não ocorrência de casos de gripe no Estado e na região, o que faz com que a comunidade não se preocupe. “Sem casos e sem surtos de gripe, a população não fica preocupada e não se interessa em se vacinar. Nossos maiores grupos na falta de procura são gestantes e crianças que estamos em 40% apenas”, pontuou a enfermeira.

Na região do Alto Uruguai, a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (11 CRS), através da responsável pelo setor de vacinação, Marilda Vedana, informou que a porcentagem de vacinas realizadas está em 73% faltando quase 20% para chegar a meta de vacinação que é atingir os 90% dos grupos de risco. “Nosso apelo é aos pais para que tragam as crianças, pois a porcentagem do grupo das crianças está em 54% apenas. E o grupo de idosos em 80%”, pontuou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE