a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Tempo

Publicidade

Verão começa nesta quinta e região deverá enfrentar estação com menos chuvas

Confira a expectativa dos especialistas em relação a previsão do tempo para a próxima estação do ano

Por: Da Redação
nascer do sol

Começa nesta quinta-feira, a mais nova estação do ano, o verão. A primavera se despede na região norte do Rio Grande do Sul com temperaturas altas e previsão de pancadas isoladas de chuvas, especialmente ao final do dia, em alguns pontos da região.

No entanto, o verão começa com outra preocupação, especialmente para os agricultores: a falta de chuva. E a expectativa para o próximo trimestre não é nada animadora. Segundo o portal de climatologia, Climatempo, a expectativa é que o verão tenha chuva em alguns períodos dentro da média, mas em outros, abaixo.

Segundo o Climatempo, o regime de chuva no Sul do Brasil é bastante diferente do que se observa nas outras regiões do país. Na maioria das áreas da Região Sul, a chuva não fica concentrada em duas estações do ano, como acontece no Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo. A chuva na Região Sul é bem distribuída ao longo de todos os meses do ano, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

O Sul do Brasil, junto com o Nordeste, é a Região que mais sente a influência de fenômenos como El Niño e La Niña. O verão 2017/2018 começa numa situação de La Niña Advisory. Isto quer dizer que a temperatura da água do mar da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial está abaixo do normal e deve se manter assim nos próximos meses, mas não se pode dizer tecnicamente que o fenômeno La Niña está estabelecido.

Porém, este resfriamento no Pacífico Equatorial está e vai continuar influenciando o regime de chuva e de temperatura no Brasil no verão 2017/2018. É preciso cautela porque este resfriamento no Pacífico não quer dizer que o Sul do Brasil não terá chuva neste novo verão.

Neste final de semana

O fim desta semana deve registrar chuvas mais fortes após 20 dias. A expectativa do Climatempo é que haja pancadas entre quinta e sexta, em pontos isolados e em pouca quantidade.

Mas no sábado, dia 23, a expectativa é de chuva forte na maior parte do norte do RS. NO domingo, ainda pode chover. As temperaturas mínimas se manterão na faixa dos 18ºC e as máximas que chegam a mais de 30ºC nesta quinta e sexta, podem cair para cerca de 25ºC no final de semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE