a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Saúde

Publicidade

Aapecan auxilia na organização de fórum sobre o câncer em Passo Fundo

Uma das ideias do fórum é debater a implementação do rastreamento do câncer em recém-nascidos com o teste do pezinho, chamado P53

Por: Ascom Casa de Apoio Aapecan Passo Fundo
reuniao camara 2

Uma das ideias do fórum é debater a implementação do rastreamento do câncer em recém-nascidos com o teste do pezinho, chamado P53.

Luiz Artur Rosa Filho, Coordenador do curso de Medicina da IMED, fala da importância do trabalho do pediatra e oncologista. “Ele vem nos trazer uma complementaridade para todo mundo que trabalha nessas pautas, tanto da criança quanto a do câncer, caracterizando a importância desse enfrentamento que deve ser um esforço da sociedade, do setor público, e também das pessoas, cuidando no seu preventivo”.

Ainda segundo Luiz Artur, o teste do pezinho, defendido por Bonald, evoluiu muito. “O teste começou rastreando uma doença, hoje são cinco moléstias, e a proposta é inserir uma sexta doença para rastrear, isso tudo para poder diagnosticar e enfrentar precocemente, o que é barato pra todo mundo. Prevenir é melhor que remediar”.

Para Guilherme Guido, coordenador da Aapecan de Passo Fundo, participar de um evento desse porte é obrigação da casa de apoio. “Além do auxílio às pessoas em tratamento, uma das maiores missões da Aapecan é divulgar a prevenção do câncer, já que 85% dos diagnósticos são por causas externas. Por isso, iremos participar e também aprender, para continuar trabalhando na prevenção”. O fórum está previsto para ocorrer em setembro.

Conheça a Aapecan

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Atualmente, contamos com 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio em todo Rio Grande do Sul.​ Foi​ fundada em 2005 em Caxias do Sul, por voluntários que realizavam atividades alusivas ao câncer e seu tratamento. Nestas ações, perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas diagnosticadas com a doença, devido aos elevados custos de internação e medicação. A casa de apoio de Passo Fundo foi inaugurada em junho de 2018, e desde então a equipe tem realizado atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios. A Aapecan oferece orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos, buscando amenizar o sofrimento e fortalecer os laços afetivos para ajudar no enfrentamento da doença. A Aapecan se mantém com a ajuda de todos. Através de doações, fornecemos aos nossos assistidos alimentação, abrigo, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença. Como retribuição, a Aapecan realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas e instituições, para reeducar a população e promover a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

Informações:

Casa de Apoio Aapecan Passo Fundo

Rua Passo Fundo, 335 – Vila Luíza – Passo Fundo – RS. Telefone: (54) 3317-5700

www.facebook.com/aapecanpf

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade