PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Aberta programação da SAUMA na URI

Evento deste ano aborda “Temas Contemporâneos em Biologia”

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
sauma

Teve início nesta terça-feira, 03, na URI, a XXVIII Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA) e o IV Workshop de Pesquisas do PPG Ecologia, promovidos pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade.

        Este ano, com a abordagem “Temas Contemporâneos em Biologia”, o evento tem como objetivo promover um debate plural e multidisciplinar sobre questões científicas num âmbito social, incluindo aspectos da evolução humana.

        O evento teve início com a apresentação de trabalhos submetidos nas modalidades resumo e trabalho completo. A apresentação de pôsteres ocorreu nos jardins da Universidade e neste ano foram apresentados 54 trabalhos oriundos de projetos de Iniciação Científica, de dissertações de mestrado e projetos de extensão. Além disso, trabalhos desenvolvidos em coleções biológicas e museus, e em diferentes disciplinas na graduação e pós-graduação, evidenciando a aplicação de diferentes metodologias de aprendizagem.

        Antes da conferência de abertura da SAUMA, o professor Rodrigo Fornel realizou o lançamento do livro de Ecologia de Campo, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI Erechim e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UNOCHAPECÓ.

        A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Lucas Viscardi (UCS/UFRGS) e abordou temas como o conceito biológico de raça, sexualidade e a relação entre a variação fenotípica e as bases genéticas as diferenças entre grupos étnicos. Durante sua palestra foram abordados diferentes temas relacionando questões sociais e psicológicas numa perspectiva da evolução humana.

        A SAUMA se estende até esta quinta-feira, 05, com minicursos e a mesa-redonda “A Ciência é para todos?”. Também serão apresentados os trabalhos destaque que serão premiados nas categorias graduação e pós-graduação.

        A professora Tanise Sausen, coordenadora da SAUMA, destaca que “este ano pretendemos discutir e estimular a comunicação científica entre a Universidade e os diferentes setores da sociedade.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade