PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

AGER alerta para possibilidade de racionamento em abril

Barragem está 1,54 metros abaixo do vertedouro

Por: Da Redação
Fotos: Tiago Dambros
barragem corsan.1jpg

A escassez de chuva e o calor excessivo colocam Erechim em alerta: se não chover até a segunda quinzena de abril a cidade terá que fazer racionamento de água. A afirmação é do presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais (AGER), Juarez Sandri ás vésperas de deixar o cargo. No dia 13 de abril Valdir Farina, atual secretário de Administração assume o posto.

Segundo Sandri a barragem da Corsan, responsável pelo abastecimento da cidade, está 1,54m abaixo do vertedouro. “Se o mês de abril iniciar com chuva ou se chover até lá pelo dia 10 nós conseguimos escapar do racionamento. Caso contrário vamos ter que racionar. O rio Cravo está conseguindo dar conta por enquanto, mas precisamos de chuva urgente, não apenas pela barragem que abastece a cidade mas estamos tento uma estiagem bem complicada”, explica o presidente da AGER.

Campanha contra o desperdício 

A Corsan já está implementando ações emergenciais. Desde o início de janeiro a companhia está desenvolvendo uma campanha de mídia de forma incisiva, para alertar sobre a situação de estiagem e pedir a colaboração de todos. Enfocando a frase “Precisamos agir juntos”, os anúncios explicam a extrema importância de que toda a população abandone hábitos que gerem desperdício e se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. A campanha também convida todos a divulgarem o alerta, compartilhando as informações.

Durante a estiagem, é fundamental seguir as dicas abaixo listadas:

– Use somente a vassoura para limpar a calçada e o quintal.

– Não faça uso da água em qualquer tipo de piscinas.

– Não lave bens móveis ou imóveis.

– Não tome banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado.

– Não deixe a torneira aberta enquanto escovar os dentes, lavar a louça ou a roupa.

– Não regar as plantas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade