a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Alunos do curso de Gestão Ambiental da UERGS visitaram a Usina Hidroelétrica de Itaipu

Usina hidrelétrica binacional fica localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai

Por: ASCOM
Fotos: ASCOM
Screenshot_1

Alunos do curso de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em Erechim visitaram na semana passada a Usina Hidroelétrica de Itaipu, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Parque Nacional do Iguaçu que é uma área protegida brasileira e o Parque das aves, do grupo das Unidades de Conservação.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação.

Em termos de recorde anual de produção de energia, a usina de Itaipu ocupa o primeiro lugar ao superar seu próprio recorde que era de 98,6 milhões de MWh. Em 2016, a usina de Itaipu Binacional realizou um feito histórico ao produzir, em um único ano calendário, mais de 100 milhões de MWh de energia limpa e renovável. No total, em 2016, foram produzidos 103.098.366 MWh de energia.

O seu lago possui uma área de 1.350 km2, possuindo 20 unidades geradoras de 700 MW cada e projeto hidráulico de 118 m, Itaipu tem uma potência de geração (capacidade) de 14.000 MW. É um empreendimento binacional administrado por Brasil e Paraguai no rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países.

O Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida brasileira, do grupo das Unidades de Conservação. Está localizado na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu. O Parque Nacional tem uma área total de 169695,88 hectares, e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Parque das Aves é um Centro de Conservação Integrada de Aves da Mata Atlântica e o segundo atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu, onde o visitante pode ter contato próximo com aves da Mata Atlântica em viveiros de imersão, durante uma caminhada que une o contato com a natureza e o conhecimento. Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves é um dos maiores parques de aves da América Latina, cujo principal trabalho é a conservação das 120 espécies de aves da Mata Atlântica em algum risco de extinção. Entre as espécies presentes no passeio estão papagaios, flamingos, mutuns, jacutingas, harpias, urubus, periquitos, tucanos, araras e corujas. Além de borboletas e répteis como sucuris, jiboias e jacarés.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da Usina Hidroelétrica de Itaipu, na área interna e externa, e o Refúgio Biológico Bela Vista que faz parte da usina em Foz do Iguaçu. Conhecer o Parque Nacional do Iguaçu que é uma área protegida brasileira e o Parque das aves, do grupo das Unidades de Conservação. Estes Parques são áreas protegidas Brasileiras que apresentam uma grande biodiversidade de espécies da fauna e flora.  Além do mais, os discentes poderão visualizar os conteúdos trabalhados nas disciplinas de Avaliação de Impactos Ambientais, Biologia da Conservação e Recursos Energéticos.

O trabalho de campo faz parte das atividades das disciplinas “Recursos Energéticos”, “Ecologia da Paisagem” “Avaliação de Impactos Ambientais”, “Manejo de Fauna” e “Biologia da Conservação”, ministradas aos alunos do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Unidade da UERGS em Erechim (alunos do 2016-2017, 2018 e 2019), sob a responsabilidade dos professores: Dra. Saionara Eliane Salomoni, Msa. Joyce Cristina Roth, e Msa. Neusa Andreolla. Este tipo de atividade é de fundamental importância para os alunos deste Curso, uma vez que visa complementar as discussões de tópicos relevantes das ementas destas disciplinas, no intuito de preparar de forma qualificada nossos futuros profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade