divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

AMAU faz alerta para aumento das internações hospitalares em razão do inverno

Crescimento do número de casos de covid-19 e as ocupação de leitos de UTI podem colocar região novamente na bandeira vermelha

Por: Cristiane Rhoden
Coronavirus alto uruguai

O crescimento do número de casos de covid-19 e a ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo nos hospitais de Erechim podem colocar região novamente na bandeira vermelha do Mapa do Distanciamento Controlador do Governo do Rio Grande do Sul. A definição das cores será divulgada no fim da tarde desta sexta-feira,17. A expectativa é grande para os prefeitos ligados a Associação dos Municípios do Alto Uruguai – AMAU.

Segundo o porta-voz da AMAU, Jackson Arpini, alguns indicadores podem ser comprometidos pelo aumento de doenças relacionados ao inverno. “Estamos atravessando o período de inverno, no qual ocorre um aumento natural das internações hospitalares. Nessa direção, tomando como base o Modelo de Distanciamento Controlado, percebemos que alguns indicadores ficam comprometidos pelo aumento das internações a nível de região, macrorregião e estado, que está no patamar aproximado de 76% de ocupação de leitos de UTI Covid e Geral. Porém nossos indicadores estão estabilizados, com pequenas oscilações. Essa semana tivemos, felizmente, apenas, um óbito e as taxas de ocupação para Covid continuam abaixo de 50%, tanto de UTI e clínicos. Temos também o incremento dos casos novos de Erechim, fruto da amostragem, que não sabemos qual será a leitura dos técnicos do Estado com relação ao critério velocidade de disseminação ( por se tratar de uma testagem de estudo). Por fim, temos a esperança de permanecer na bandeira laranja”, explicou.

Se a região for colocada novamente na bandeira vermelha os municípios e a AMAU devem encaminhar novo recurso ao Gabinete de Crise. “Se não ficarmos na bandeira laranja, vamos como nas situações anteriores, protocolar em tempo hábil o Pedido de Reconsideração”, ponderou Arpini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade