divdiv
PUBLICIDADE

Eleições

Publicidade

Ana Amélia lidera corrida ao Senado

Neste ano serão eleitos dois senadores por Estado. Paulo Paim aparece em segundo e Germano Rigotto em terceiro

Por: Da Redação
Fotos: Arquivo

Durante 6 e 11 de junho a Paraná Pesquisas buscou saber a intenção de votos dos eleitores gaúchos para o Senado. Ana Amélia Lemos parece estar sendo conduzida para uma eleição histórica. A senadora que concorre à reeleição aparece com 44,5% das intenções de voto. Paulo Paim vem em segundo com 28,7%, seguido por Germano Rigotto, com 22,3%.

Segundo a Paraná Pesquisas, tal amostra representativa do Estado do Rio Grande do Sul atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em sete mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

pesquisa senado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE