divdiv
PUBLICIDADE

Sem categoria

Publicidade

Associação de Odontologia do Alto Uruguai adere a campanha Maio Vermelho

Durante o período de 15 a 30 de maio serão realizadas várias iniciativas

Por: Ascom

A Associação Brasileira de Odontologia – ABO Alto Uruguai, em parceria com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Curso de Odontologia, da URI Campus de Erechim e Secretaria de Saúde de Erechim, com apoio do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio Grande do Sul, está realizando uma série de ações alusivas ao Maio Vermelho, mês de luta contra o Câncer Bucal.

Durante o período de 15 a 30 de maio serão realizadas várias iniciativas com a seguinte programação: dia 16/05, encontro de saúde bucal com os cirurgiões dentistas da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho, na 11ª CRS; 24/05, capacitação sobre “Patologia Bucal – diagnóstico e tratamento”, com a Dra. Gabriela Caovilla Felin, Especialista em Bucomaxilofacial, no Anfiteatro da URI – Campus de Erechim; 28/05, palestra de prevenção e cuidados contra o Câncer Bucal e realização de exames clínicos aos usuários do CAPS AD e II; e 31/05, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal, data onde serão realizados exames e orientações preventivas aos usuários da rede SUS, pelos cirurgiões dentistas que atuam nas unidades básicas de saúde.

Também haverá participação das Agentes Comunitárias de Saúde na busca ativa de pacientes que tem predisposição para a enfermidade, no sentido de direcionar para a realização do exame bucal no dia 31, nas UBS.

Nessa quarta-feira, 15, foi realizada uma reunião pelas entidades parceiras da campanha para definição das estratégias, com a participação dos cirurgiões dentistas Jackson Arpini, Vice-Presidente da ABO/AU, Anderson Pillon, Coordenador de Saúde Bucal, da SMS, Antônio Iponema Costa, Coordenador do Curso de Odontologia da URI – Campus de Erechim e Scheila Longo, Especialista em Saúde, da 11ª CRS.

Durante o período também será abordado o tema “Tabaco e Saúde Pulmonar”, tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde em 2019, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco exercem sobre a saúde.

Segundo os organizadores o mês alusivo tem por propósito falar sobre o assunto porque quanto mais cedo for diagnosticado maiores são as chances de cura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE