PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Cadeia Produtiva da Erva-Mate Gaúcha tem mais uma lei

A lei sancionada hoje reforça principalmente os aspectos da gastronomia da erva-mate com a introdução de derivados na alimentação escolar

Por: Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai
Fotos: ASPEMATE
DSC02197

O Governador do Estado Eduardo Leite sancionou nesta quarta 02, mais uma lei beneficiando a cadeia produtiva da erva-mate gaúcha. Dessa vez foi o PL 68/17 de autoria do Deputado Gilberto Capoani que oficializa a presença de derivados da erva mate na alimentação escolar. Solicitação esta feita no início de 2017 à Comissão da Agricultura da ALRS pelo IBRAMATE – Instituto Brasileiro da Erva-Mate, e também reforçada pelo município de Ilópolis, dentre outros que já possuiam esta prática junto aso escolares.

Ressaltamos que a cadeia produtiva da erva-mate, apenas em 2019 conquistou a sanção de 3 importantes leis. Sendo uma nacional de autoria do Deputado Afonso Hamm, que institui a “Política Nacional da Erva-Mate”, a outra também sancionada há poucos dias pelo governo gaúcho, a Lei 15.306, de autoria do Deputado Elton Weber, que institui anualmente as Festas da Erva-Mate nas regiões do Alto Taquari, Alto Uruguai, Planalto/Missões, Vale do Taquari e Nordeste Gaúcho. Outras também já estão em vigor no estado, como a Lei 14.185 de 2012 que normatiza a “Prudução, Industrialização, Circulação, Comercialização da Erva-Mate e cria o FUNDOMATE”, além das anteriores que institui a erva-mate como a “arvore símbolo” e o chimarrão como “bebida símbolo” do nosso estado.

Tudo isso é muito importante para a valorização desta importante cultura qué é nosso símbolo, nas concepções culturais, sociais, econômicas e ambientais produzida por cerca de 15.000 agricultores gaúchos, sendo cerca de 1.500 no Alto Uruguai.

A lei sancionada hoje reforça principalmente os aspectos da gastronomia da erva-mate com a introdução de derivados na alimentação escolar, como bolos, biscoitos, bolachas, sucos, chimarrão, chás, dentre outros, enriquecendo a propriedade destes alimentos, já que a erva-mate é a unica planta do planeta com mais de 190 propriedades recolhecidas. Como exêmplo podemos citar as “saponinas” substância que forma a espuma do chimarrão e reconhecida pelo Instituto Nacional de Cardiologia como um potente remédio para colesterol, triglicerídeos e doenças cardíacas. Por tudo isso a cadeia da erva-mate está de parabéns. Seja bem vinda também esta lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade