divdiv
PUBLICIDADE

Agronegócio

Publicidade

Campanha de vacinação contra febre aftosa não inclui o RS

Ao todo, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais

Por: Jornal do Comércio
Fotos: DIVULGAÇÃO/FAESC/JC

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021 começa no dia 1º de maio. Nessa etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação.
Ao todo, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais. O Rio Grande do Sul, assim como os vizinhos da região Sul, ficam de fora do calendário, pois estão em processo de obtenção do certificado de zona livre sem vacinação.
Dos 21 estados que realizam a imunização dos animais neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não suspenderam a vacinação, enquanto no Espírito Santo ocorrerá para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.
Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser realizada de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
O Mapa reforça que devem ser adotadas medidas de cuidado com a Covid-19 para a garantia da manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livre de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE