PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Castelinho aguarda por projeto de restauração

Nenhuma reforma deve ser feita até o final deste ano

Por: Paloma Mocellin
WhatsApp Image 2019-09-09 at 16.35.14

Prédio símbolo de Erechim o Castelinho, localizado na Praça da Bandeira sofre com a ação do tempo. A última revitalização foi feita há 5 anos. Só que de lá para cá, a situação só piorou. A antiga pintura verde já voltou a aparecer, madeiras estão deterioradas e os problemas nas aberturas assustam. É toda uma história que aguarda providências. “Existem critérios rígidos a serem seguidos e respeitados em um projeto deste porte. Este Departamento tem se preocupado com isso, a fim de não incorrer nos erros projetuais que levaram à interrupção da execução do projeto anterior. A previsão é de que até o final do ano possamos encaminhar à Porto Alegre os projetos para que sejam avaliados e submetidos à aprovação, além da captação de recursos que certamente será necessária”, esclareceu a arquiteta e urbanista, Ariane Pedrotti de Àliva Dias.
Ainda segundo a arquiteta responsável, estão sendo feitos apenas reparos menores que não dependem de projeto detalhado e aprovação do Iphae-RS, como o controle de cupins e a dedetização periódica do prédio para evitar infestações. O restante, segundo a Prefeitura, faz parte do projeto e deverá ser previamente aprovado para que se libere a obra.
Em enquete realizada nas redes sociais do Atmosfera nós fizemos a seguinte pergunta: “Os patrimônios históricos deveriam receber mais atenção?” A maioria das mais de 800 pessoas que acessaram o material disseram que sim, e que inclusive o Castelinho deveria ser uma das prioridades do poder público por fazer parte da história da cidade.
Após encaminhado o projeto, a documentação ainda vai precisar ser avaliada e submetida à aprovação. Além da captação de recursos que segundo o poder público certamente será necessária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade