PUBLICIDADE

Gastronomia

Publicidade

Ceia de Ano Novo cheia de sorte e sabor

Para atrair boas energias ou simplesmente animar a virada com pratos apetitosos, a redação do jornal Atmosfera selecionou uma série de "receitas da sorte" para a ceia de Ano Novo

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
Pernil

Como já é tradição no Brasil, o réveillon é sempre cercado por simpatias que prometem dar aquela ajudinha para quem quer começar o novo ano com o pé direito. Entre as crenças e superstições mais comuns, muitas envolvem comidas do cardápio da festa da virada. Por exemplo, há quem diga que é preciso comer ao menos uma colherada de lentilhas cozidas para se ter fartura o ano inteiro. Ou deve-se evitar o consumo de aves na ceia, pois elas ciscam para trás e atrasam os progressos. Daí a carne de porco – que fuça para frente – ser um dos pratos principais da ceia, para garantir que nada falte no novo ano.

Para atrair boas energias ou simplesmente animar a virada com pratos apetitosos, a redação do jornal Atmosfera selecionou uma série de “receitas da sorte” para a ceia de Ano Novo.

Lentilha

Símbolo de riqueza e fartura, a lentilha nunca pode faltar na ceia de Ano Novo. Segundo manda a superstição, deve-se comer ao menos uma colherada do grãozinho cozido à meia-noite.

Rende 4 pratos. Tempo de preparo: 1h 15min. Deve ser servido quente e pode ser acompanhada com arroz branco.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de lentilha

1 cebola grande picada

150g de bacon ou toucinho defumado picado

700g de carne de boi (alcatra ou coxão mole) cortada em cubos de 2 a 3cm

2 folhas de louro

6 xícaras (chá) de água

3 dentes de alho amassados

Sal

Modo de Preparo:

Primeiramente vamos colocar a lentilha em uma panela com a água. Não se esqueça de adicionar o sal a gosto, e cozinhe. Enquanto isso aqueça em outra panela e coloque o bacon e doure. Refogue rapidamente e acrescente a carne. Frite tudo em fogo médio por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a cebola, o alho e as folhas de louro. Transfira tudo para a panela das lentilhas e misture. Deixe cozinhar em fogo baixo, por 30 minutos, até a carne ficar macia.

Pernil com vinho tinto

Rendimento: 4 pessoas. Tempo de preparo: 2 horas (+ 2 horas de marinada)

Ingrediente:

1 kg de pernil suíno sem osso

2 xícaras (chá) de vinho branco

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

2 ramos de alecrim

2 folhas de louro

Molho:

1 colher (sopa) de manteiga

1 cebola picada

2 xícaras (chá) de vinho tinto

1 xícara (chá) do molho que sobrar no fundo da assadeira

Modo de Preparo

Tempere o pernil com o vinho branco, a cebola, o alho, o alecrim, o louro, o sal, cubra e deixe marinar no refrigerador por 6 horas. Em seguida, coloque em uma assadeira, regue com a marinada, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno baixo até que o pernil esteja macio. Retire o papel alumínio e deixe dourar o pernil, lembrando que não deve deixar queimar o molho que se formar no fundo da assadeira.

Molho: Aqueça a manteiga em uma panela e murche a cebola. Acrescente o vinho tinto, o molho da assadeira sem a gordura e deixe apurar até reduzir um pouco.

 

Salada de legumes

Versátil, a maionese de legumes vai bem em todo tipo de ocasião. Na ceia de Ano Novo, ela combina especialmente com as carnes assadas e pode ser servida junto com uma saladinha verde.

Ingredientes:

4 batatas cozidas e picadas em cubos

2 cenouras cozidas e picadas em cubos

200 g ou 1 lata de ervilha

150 g de azeitona verde sem caroço picadas em rodelas

3 ovos cozidos (duros) picados

2 colheres de sopa de salsinha bem picadinha

1 colher de sopa de azeite (opcional)

1 colher de sopa de suco de limão (opcional)

4 colheres de sopa de maionese

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Descasque e pique uniformemente os legumes. Cozinhe separadamente cada um até que fiquem macios e firmes. Escorra bem todos eles e deixe esfriar. Enquanto isso, numa tigela, coloque a maionese, o suco de limão e o azeite. Misture tudo muito bem e experimente o tempero. Ajuste se necessário. Adicione na tigela todos os outros ingredientes picados e misture devagar. DICA: Misture os legumes em temperatura ambiente e nunca quentes. Leve para a geladeira para resfriar antes de servir. Sirva frio.

Costelinha de porco

Ingredientes:

2 kg costelinhas de porco, sem capa de gordura.

1 colher (sopa) óleo

2 colheres (sopa) cebola picada

1/2 xícara (chá) açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) vinagre branco

2 colheres (sopa) molho inglês

2 xícaras (chá) catchup

1 folha de louro

1 colher (sopa) chilli em pó

1/2 xícara (chá) água

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Espalhe sal por toda a carne e coloque para ferver por 10 minutos em um panela com bastante água quente. Escorra a água, arrume as costelinhas em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno baixo (180º) por 40 minutos.Em uma panela, refogue a cebola no óleo, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre e deixe o açúcar dissolver. Acrescente o molho inglês, o catchup, o louro, o chilli em pó e a água e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo ou até o molho engrossar. Tempere com sal e pimenta-do-reino, coe e reserve.Após os 40 minutos retire as costelinhas do forno, retire o papel alumínio e pincele com o molho. Aumente a temperatura do forno, asse as costelinhas por mais 10 minutos, pincele novamente com o molho, asse mais 5 minutos e repita mais uma vez esta operação. Sirva com mais molho à parte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade