a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Ciências Biológicas e Mestrado em Ecologia da URI discutem a ciência realizada no Brasil

Evento instigou docentes e discentes a pensarem no atual sistema de produção científica

Por: Ascom
Fotos: Divulgação
IMG_5089

O Mestrado em Ecologia e os Cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) da URI Erechim, realizaram na segunda-feira, 11, a Aula Inaugural. A atividade conjunta busca integrar graduação e pós-graduação, proporcionando discussões sobre assuntos de interesse em comum, como biologia geral, ecologia, pesquisa científica e vida acadêmica.

O palestrante foi o professor Ivan Penteado Dourado, da Universidade de Passo Fundo. Graduado em Sociologia e com doutorado em Educação, Ivan fez uma profunda reflexão sobre o tipo de ciência que fazemos no Brasil, sobretudo em um contexto com profundas desigualdades sociais e tremendas discrepâncias entre sociedade, educação e pesquisa científica. À luz de três pensadores (Thomas Hobbes, Richard Dawkins e Hannah Arendt) instigou docentes e discentes a pensarem no atual sistema de produção científica: “Fazemos ciência pra quem?”, provocou.

De acordo com o Coordenador do Mestrado em Ecologia, professor Rodrigo Fornel, “esse tipo de atividade, além da integração proporcionada, é extremamente gratificante para discutir ciência desde a graduação, passando pela pós-graduação e, sobretudo, entre pesquisadores consolidados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade