divdiv
PUBLICIDADE

Simone Krauze

Nutrição

Biomassa de bana verde no emagrecimento e no controle e prevenção de doenças crônicas

Os alimentos funcionais são produtos alimentares que contêm em sua composição componentes biologicamente ativos que promovem efeitos metabólicos ou fisiológicos importantes no organismo resultando em redução do risco de desenvolver doenças. Um alimento funcional que vem se destacando é a banana, na forma de biomassa.

A banana além de ser um alimento energético é rica em minerais como: potássio, manganês, iodo e zinco e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e niacina), vitamina C e ácido fólico. Os minerais estão em maior quantidade no fruto verde quando comparado ao maduro. A polpa da banana verde não apresenta um sabor, mas se caracteriza por forte adstringência devido à grande quantidade de compostos fenólicos solúveis, principalmente taninos. À medida que ocorre o amadurecimento da fruta, estes compostos sofrem mudanças bioquímicas (polimerização) o que permite diminuir a adstringência e aumentar sua doçura.

A biomassa consiste em uma pasta da banana verde que atua como um excelente espessante, e por ser destituída de sabor, pode ser empregada em muitos pratos não alterando o gosto dos alimentos. A pasta da banana verde contribui para o aumento do volume do alimento, além de incorporar vitaminas, minerais, e fibras.

Um dos componentes essenciais presente na biomassa é o amido resistente (AR), que se encontra presente quando a fruta ainda está verde, pois à medida que ocorre o amadurecimento este é convertido em açucares. O amido resistente contribui para a queda dos índices glicêmicos dos alimentos, proporcionando uma menor resposta glicêmica, e consequentemente uma menor resposta insulínica, auxiliando no tratamento de diabetes mellitos do tipo 2,  além de promover maior saciedade e auxiliar na redução de peso.

O amido resistente age no organismo como a fibra alimentar, estimulando o bom funcionamento intestinal, contribuindo para formação da microbiota local e evitando a constipação (prisão de ventre).

Outras pesquisas demonstraram que o amido resistente também pode ter uma importante participação na modulação do colesterol (principalmente LDL) e de triglicerídeos na hiperlipidemia. Observou-se que a inclusão do amido resistente na dieta de ratos levou a uma redução significativa nos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos.

Comece você também a colocar todos estes benefícios na sua alimentação.

Para a obtenção da biomassa é necessário que as bananas com a casca sejam lavadas com água e uso de esponjas, em seguida devem ser colocadas numa panela de pressão adicionando água até cobrir toda a fruta, deixando a cozinhar por cerca de 20 minutos. Após o cozimento devem ser retiradas as cascas e a polpa deve ser processada por meio de moagem ainda quente (no liquidificador), até que se obtenha uma pasta homogenia. Procure fazer em maior quantidade e ir usando conforme precisa. A biomassa pode ser congelada por até 3 meses e mantida na geladeira por 5 dias. Pode ser usada tanto em preparações salgadas quanto nas doces, como em bolos, pães, doces, strogonoff, entre outros.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade