divdiv
PUBLICIDADE

Natival Ribeiro de Freitas Júnior

Desafios da Segurança do Trabalho

Nos dias de hoje com as novas tecnologias aplicadas em segurança do trabalho o maior desafio é colocar na cabeça dos trabalhadores e dos empregadores a importância de uma consciência prevencionista.

Pois, nós prevencionistas sabemos que efetuar os DDS (Dialogo Diário de Segurança) todos os dias sobre a importância dessa conduta e da utilização dos EPI’S (Equipamentos Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos Proteção Coletiva)  e você vira as costas e o cara não coloca alegando desconforto ou coisa parecida. E dos empregadores é fazer com que ele se preocupe com gastar na prevenção pois a maioria só da importância depois que ocorre um acidente grave (lesão com invalidez permanente ou temporária), como nós estamos calçados de ver nos jornais mortes, mutilações

E depois é um desafio constante, é sempre buscar se atualizar, é reinventar a cada dia e saber lidar com acidentes pois o fator humano, nos surpreende a cada dia não aprendemos a lidar com tudo isso, a prática é outra realidade.
Mas ser Técnico tem que gostar do que faz, pois é uma caixinha de surpresa que abrimos todos os dias. A principal dificuldade sempre foi conseguir “doutrinar”, conscientizar as pessoas do real significado da área de segurança.

Esse sem dúvida é um dos maiores desafios na nossa área (Segurança do Trabalho), mas não podemos e nem devemos esmorecer, pois é essa dificuldade que nos move para cada vez sermos melhores e mais audaciosos e perseverantes em proteger as vidas envolvidas na construção civil, na indústria, poder publico.

Publicidade
    Publicidade