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Juliano Sartori

Opinião

Rosa, Azul e Laranja.

Depois das clássicas e bem sucedidas campanhas para prevenção do câncer de mama, o outubro rosa, e do câncer de próstata, o novembro azul, surge uma nova cor, o laranja,  para simbolizar as campanhas de conscientização sobre uma importante doença – o câncer de pele. Ele representa hoje cerca de 25% de todos as neoplasias malignas diagnosticadas no Brasil.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), em publicação recente no site www.inca.gov.br, estima que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para 214.350 e 205.9960.
O Câncer de pele acomete geralmente pessoas com mais de 40 anos, de ambos os sexos, e indivíduos com pele clara que tenham maior sensibilidade as radiações solares. Apesar de outros fatores estarem também relacionados, ainda hoje, a exposição solar é o principal fator de risco. Os cânceres de pele não melanoma, mais frequentes, são o carcinoma basocelular (70%) e o carcinoma epidermóide (30%). Os dois tipos histológicos são perfeitamente curáveis através de procedimentos cirúrgicos quando diagnosticados precocemente. O carcinoma basocelular é, geralmente, menos agressivo que o carcinoma epidermóide.
Diante deste grave problema de saúde pública e passível de prevenção e diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, lançou em 2014, a primeira edição da campanha do Dezembro Laranja, com o intuito de conscientizar de forma lúdica, o público leigo a se expor ao sol com controle e responsabilidade.
Neste ano de 2015, para ampliar o impacto da iniciativa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia com apoio de outras entidades médicas e participação de inúmeros artistas, realizou a ação inédita denominada “Seja humano com a sua pele”. Através de pinturas corporais, em girafa, zebra, babuíno e caranguejos, demonstraram ao público a importância de cuidar a pele.
As dicas para a prevenção do câncer de pele, são clássicas: evitar a exposição solar entre as 10 e 16hs; utilizar filtros de proteção solar adequado para cada cor de pele, sendo que não deve ser inferior a FPS 30; e uso de chapéus, óculos escuros, guarda sol, entre outros, são recomendáveis. Evidente que alguns trabalhadores expostos constantemente ao sol devido a sua atividade são mais vulneráveis a ocorrência da doença.
Para diagnosticar precocemente o câncer de pele recomenda-se fazer com regularidade o autoexame que consiste em identificar na própria pele qualquer sinal suspeito, que motive a procurar um médico, preferencialmente dermatologista. Para isso utiliza-se algumas recomendações de alerta que descrevo abaixo:

-Manchas pruriginosas (que coçam), descamam ou que sangram;
– Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e
– Feridas que não cicatrizam em até 30 dias.

Já o câncer de pele conhecido como melanoma, tem um comportamento mais agressivo e outros fatores estão relacionados à sua origem. No autoexame, recomenda-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, que é a identificação das seguintes características:

– Assimetria: uma metade diferente da outra;
– Bordas irregulares: contorno mal definido;
– Cor variável: várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul; e
– Diâmetro: maior que 6 milímetros.

Enfim, sob esse cenário de férias e verão, o dezembro não deve ser vermelho, e sim a cor da conscientização, o Laranja. O principal órgão do corpo humano, a pele, requer carinho, cuidado e proteção.

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