a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Eleições

Publicidade

Começa cadastro biométrico de eleitores em Erechim

Saiba como realizar o processo e não ter o título eleitoral cancelado

Por: Paloma Mocellin
WhatsApp Image 2018-11-07 at 16.42.34

Parte do eleitorado gaúcho já pode ser identificado por biometria. Aqui em Erechim o processo começou nesta semana. E já tem gente garantido os cadastros, confira.
Marino De Vargas é um dos eleitores que já aproveitou o final das eleições de 2018 e uma folguinha para realizar o cadastramento biométrico. Isso porque no próximo pleito ele já quer votar com a biometria. “Aproveitei que estava de folga e resolvi me atualizar e deixar meus documentos em dia com a justiça eleitoral. Muita gente não fez ainda e eu já resolvi me adiantar até para não pegar filas”, disse.
O recadastramento biométrico já foi concluído em 426 cidades gaúcha. Ainda faltam 71 municípios onde o processo está em andamento, como é o caso de Erechim. Por aqui, apenas 35% do eleitorado está cadastrado. Este número representa pouco mais de 27 mil eleitores.
Mas esse processo todo tem um prazo de finalização. Os trabalhos devem ser concluídos até 2020. Importante que até lá os eleitores já estejam com a biometria cadastrada e com tudo em dia com a Justiça Eleitoral. Os trabalhos por aqui já começaram e é preciso se adiantar.
Para a justiça Eleitoral, o procedimento traz ainda mais segurança na identificação dos eleitores.
a Chefe de Cartório, Tirzah Ferreira reitera que a biometria é de fundamental importância no momento do voto. “É através das impressões digitais que o eleitor vai se identificar nas urnas. Como não há nenhuma pessoa com digital igual a outra,  nenhuma pessoa vai poder votar por você. Só você tem aquela digital. Uma vez só que cada eleitor pode votar então essa é a principal importância desse processo de revisão. Aqui em Erechim estamos começando agora, primeiras divulgações expectativa de que a população venha, e se antecipe”, pontua.
Para realizar o cadastramento é preciso ir até o cartório eleitoral, com o título de eleitor, documento com foto e comprovante de vínculo com o município. Todos os demais municípios que pertencem aos cartórios eleitorais de Erechim já estão com o sistema biométrico finalizado. Quem não estiver com o cadastro em dia até o prazo, terá o titulo cancelado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade