- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Comissão Organizadora do 11º Acampamento Farroupilha de Erechim dá as últimas orientações aos acampados

A Comissão Organizadora do 11º Acampamento Farroupilha, que será realizado de 13 a 22 de setembro de 2019 no Parque da ACCIE, liderada pela Coordenadora da 19a Região Tradicionalista, Cleusa Visioli Sotoriva, pelo presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, e pelo representante da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, Marco Aurélio Pedott, reuniu, na noite de quarta-feira, 11, no Pólo de Cultura, os acampados para as últimas orientações sobre as diretrizes de funcionamento do Acampamento Farroupilha 2019 e entrega das credenciais de estacionamento. O encontro contou com a presença dos acampados e foi um momento de troca de informações, sanar dúvidas e reforço do Regulamento Geral do Acampamento Farroupilha 2019.  Foram abordados assuntos relativos à segurança do parque, acessos e estacionamentos, limpeza e recolhimento de lixo, assim como horários para a colocação do lixo e para abastecimento dos galpões com bebidas e alimentos.

A grande novidade da edição deste ano é Festival Gastronômico onde serão servidos pratos típicos do solo gaúcho. No sábado, dia 14, à noite, será a vez de Assados de Porco; no dia 15, domingo, ao meio dia, serão servidos Assados de Ovelha; no dia 19, quinta-feira, à noite, serão Assados de Frango (Primo Canto); e, no dia 20, ao meio dia, será a vez de Costelão e assados diversos com cortes especiais, todos com acompanhamentos saborosos. O Festival acontece no Polo de Cultura, assim todos os shows serão realizados neste local.

Outra novidade é o Celeiro dos Assados, um espaço gastronômico com carnes grelhadas selecionadas pelo próprio cliente, com acompanhamentos da culinária gaúcha e opção de sopa de agnoline. Todos as carnes serão assadas em um único local, inclusive os costelões, perto da escadaria de acesso ao Parque.

Também neste ano, o Acampamento Farroupilha irá contar com a participação do NAUCCC – Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalo Crioulo – com a realização de Exposição de Cavalo Crioulo, Prova Morfológica, Balcão de Negócios e o Enduro Equestre, este não somente para cavalo crioulo, mas para todas as raças, que acontece no dia 20, a partir das 14h.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O tradicional Fandango do AF, que sempre acontecia no dia 19 de setembro, neste ano será realizado no dia 13, no CTG Sentinela da Querência, com o Grupo Cordiona, sendo a entrada 5 Kg de alimentos, que serão entregues ao Mesa Brasil, mais uma vez parceiro do AF de Erechim, com posterior entrega às entidades assistenciais do município.

A abertura do AF está marcada para este sábado, dia 14 de setembro, às 16h, sendo que às 22h acontece o show com o grupo Compasso Fandangueiro. No dia 15, acontece o FestiArt Bota Amarela; dia 16, a Gincana Cultura e a Missa Crioula. No dia 17, será realizada a 3ª Conferência Municipal de Cultura e, no dia 18, o Baile da Melhor Idade com animação dos Gaudérios de Erechim, no CTG Sentinela da Querência. Nos dias 21 e 22, acontece o Campeonato de Bocha Campeira.

Todos os shows do AF acontecerão no Polo de Cultura: Dia 15 – Delcio Tavares; Dia 17 – Quatro Gaudérios; Dia 18 – Porteira; Dia 19 – Cristiano Quevedo; Dia 20 – Coração Gaúcho e Tomaz Machado; Dia 21 – Chiquito e Bordoneio; Dia 22 – The Allpargatas.

Este ano, os patrocinadores do Acampamento Farroupilha são Sicredi e Express Factoring Câmbio e Seguros e patrocinadores culturais o Master, Futura Agrícola, Sementes Estrela e Cavaletti. O evento conta com apoio cultural de Chiquito e Bordoneio e diversos apoiadores institucionais.

O 11º Acampamento Farroupilha de Erechim é uma realização da ACCIE, Prefeitura de Erechim, 19ª RT, Instituto Cultural Bota Amarela, Fecomércio-RS/SESC e Sindilojas Alto Uruguai.

ATRAÇÕES PERMANENTES

Durante os 10 dias do evento, serão atrações permanentes que o público visitante poderá desfrutar: oficinas culturais para o público estudantil, mateada, mercado Master, 3ª Feira do Artesanato, Comércio e Indústria, Exposição sobre cultura gaúcha, praça de alimentação, parque de diversões infláveis e muitas surpresas.

12.09.19