divdiv
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Compromisso e Atenção com a Pessoa idosa

Município de Jacutinga adere a projeto nacional e elabora Plano Municipal de Envelhecimento Ativo

Por: Ascom
Fotos: Divulgação
117059036_921841994985140_1361325431770853337_n

No ano de 2019, mais especificamente em janeiro, o município de Jacutinga, através da Administração Municipal, aderiu ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), chamado a nível municipal de Jacutinga Amiga da Pessoa Idosa (JAPI).

O objetivo deste programa é ampliar a atenção e o compromisso já existente desta administração para com a pessoa idosa. Várias iniciativas e ações foram realizadas seja com a saúde física e mental, com a acessibilidade e sinalização das ruas, atividades de lazer, orientações quanto aos direitos do idoso, entre outras. Ações importantes visando dar a atenção que a pessoa idosa merece.

Neste período foi criada uma Comissão para atuar em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos do Idoso e também com a participação de pessoas idosas da comunidade, para que desta forma possam ser melhoradas ainda mais as ações e iniciativas.

Foi elaborado também o Plano Municipal de Envelhecimento Ativo, já aprovado por Lei na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Beto Bordin no mês de abril de 2020, onde é firmado através desta lei a responsabilidade do município para com a pessoa idosa.

A cada etapa que se avança neste programa, o Governo Federal concede ao município um selo de reconhecimento pelo esforço em melhorar a qualidade de vida dos seus idosos. No total são 5 selos, Jacutinga já recebeu 2 selos e está prestes a alcançar o selo Bronze.

Cabe destacar que o município segue os trabalhos para alcançar os selos Prata e Ouro, sendo realizadas todas as ações apontadas como primordiais para, além de melhorar a qualidade de vida de seus idosos, também estimular para que sejam ativos e felizes no processo de envelhecimento.

Por fazer parte da EBAPI, Jacutinga foi aprovada no início deste ano para o Programa Vida Saudável, também do Ministério da Cidadania. Onde o objetivo deste programa é democratizar o acesso ao lazer, à cultura e ao esporte recreativo para a pessoa idosa na perspectiva da promoção da saúde.

A Administração Municipal está aguardando os trâmites do Ministério para estar recebendo 2 kits de materiais para atividades físicas, esportivas, cognitivas e culturais (tapetes fitness, cordas de ginástica, extensor elástico, escada de chão, mini cones, peteca, xadrez e dama, dominó, baralho, caixa de som e banner), para desenvolver atividades com pessoas idosas de Jacutinga que participam do grupo da 3ª idade Alegria de Viver, grupos do CRAS e grupos da UBS, ou aos idosos que manifestarem interesse. Jacutinga foi um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul e do Brasil a aderir a este programa de comprometimento de valorização e apoio a pessoa idosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade