a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Economia

Publicidade

Contas de energia elétrica terão bandeira verde em março

Bandeira tarifária foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Por: Redação
Fotos: Arquivo Atmosfera
energia elétrica

A bandeira tarifária em março de 2019 será verde, sem custo extra para os consumidores. Apesar do período úmido de 2019 ter tido pouca ocorrência de chuvas em janeiro, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cor deve ser mantida. Novembro de 2018, quando a bandeira esteve amarela, foi o último mês em que os consumidores precisaram pagar mais, por conta do sistema. Desde então, tem-se mantido a tarifa verde.

O funcionamento das bandeiras tarifárias é baseado num sistema de cores: as bandeiras verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Apesar da vigência da bandeira verde nos últimos meses – quando não incidem taxas extras sobre a conta – muitos consumidores tem registrado maior valor em suas contas. Conforme divulgado pela Agência Brasil, o aumento pode ter relação com a redução gradativa de subsídios, sancionada em um decreto de 28 de dezembro de 2018.

A Aneel alerta, ainda, que mesmo com a bandeira verde,  é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade