PUBLICIDADE

Religião

Publicidade

Cuidado com esse discurso de positividade!

Pe. Maicon Malacarne fala sobre o assunto.

Por: Pe. Maicon Malacarne
maicon

Não faltam imagens bonitinhas e conteúdos que dizem: olhe positivo! Pense positivo! Seja positivo! Tudo isso é muito bonito, mas sinto que introjeta em nós um peso que talvez não estamos nos dando conta de assimilar. Será que temos condições de sermos positivos o tempo todo?

A vida não é só coisa positiva. O mundo não é só coisa positiva. A negatividade existe e precisamos falar dela porque ela também é da vida. Obviamente precisamos carregar um olhar esperançoso sobre as coisas, mas isso não pode ser uma melação que nada tem a ver com o real dos acontecimentos históricos.

Tenho acompanhado pessoas que no primeiro enfrentamento mais conflituoso já perde o chão. Se alguém for mais grosseiro, já não quer mais conversar. Diante de qualquer experiência negativa, por mais humana que seja, não dá conta de assimilar. Há certa fragilidade de tensões, de enfrentamentos e embreta-se numa certa neutralidade e discurso de ‘olhar positivo’ que vai construindo máquinas-humanas.

Longe de mim julgar. Eu mesmo não dou conta de muita coisa. Mas parece que é preciso tomar cuidado com essa onda de positividade. Temos de apresentar também a negatividade como condição histórica. Saber lidar com o negativo é tarefa educativa e pedagógica.

Talvez deriva disso também a onda de tantas doenças psíquicas que tem nos atormentado. Será que não estamos nos cobrando demais as positividades que o nosso corpo não da conta de carregar? Será que a dificuldade de lidar com a negatividade não tem gerado uma perda de sentido da vida?
Enfim, é importante atentar a esse discurso. Positividade-negatividade somos todos nós!

Pe. Maicon A. Malacarne

Banner 970x90px - master
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade