- Atmosfera On.line - https://atmosferaonline.com.br -

Defesa Civil do Município pronta para enfrentar fenômenos climáticos  

O Município de Erechim dispõe de uma coordenadoria de Defesa Civil que está sob o comando de Natival Ribeiro de Freitas Junior. O órgão é responsável por prevenir e socorrer pessoas em situações de risco. O trabalho de prevenção tem sua origem com o mapeamento das áreas de suscetíveis, localização e constatação de situações que possam chegar a desastres ou acidentes.

Diante dessas condições a coordenadoria municipal realiza ações preventivas para evitar que o pior aconteça e se ocorrer algum fato que este cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente.

Também é um trabalho de prevenção da Defesa Civil informar a população quando uma situação de instabilidade climática está prestes a acontecer. Por esse motivo a Defesa Civil do Estado alertou nesta quarta-feira (2) a população:  para evitar locais abertos e desabrigados durante a instabilidade climática que está entrando no RS, devendo passar pelo estado no sentido Sul – Norte, causando chuvas intensas, ventos fortes, com possibilidade de granizo.

Conforme o Coordenador essa prevenção envolve também os moradores. Nunca se expor numa situação de temporal.  As pessoas, normalmente os moradores de áreas de risco, devem observar qualquer anormalidade e entrar em contato com a Defesa Civil do Município, para que a mesma verifique os possíveis riscos e tome as devidas providências.

Natival Ribeiro de Freitas Junior, disse que embasada em diversos centros e institutos de meteorologia, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebe e emite avisos e alertas em caso de previsão de eventos climatológicos ou desastres naturais. E vale lembrar que essas são previsões que podem ou não se confirmar. Situações de risco devem ser informadas através do telefone de emergência da Defesa Civil, número 199.