PUBLICIDADE

Educação

Publicidade

Desafio de Robótica premia vencedores na Frinape 2015

Alunos montaram um robô feito de peças lego, que deveria percorrer um circuito exposto em uma mesa e executar diversas tarefas

Por: Isadora Sartor
Fotos: Isadora Guazzelli
IMG_6949

As portas principais do Salão do Empreendedor mal haviam sido abertas na tarde de segunda-feira, 9, e várias pessoas já se aglomeravam na frente do salão para participar dos eventos programados para o dia. Visando atingir os públicos de todas as faixa etárias, o Sebrae/RS juntamente com o Sebrae Nacional, buscaram dispor em sua programação, palestras, seminários, desafios, workshops, capacitações e oficinas que envolvem desde beleza até robótica.

IMG_6906E falando em robótica, das 10h até ás 21h de segunda e ter-feira, aconteceu na Sala 3 da Arena Empreendedora, o Desafio Robótica – Modalidade LEGO. No Desafio de Robótica os alunos desenvolveram e testaram robôs feitos de lego e também de materiais em geral, muitos deles reutilizados, incentivando a sustentabilidade. Ao final, sete equipes participaram do último desafio, montaram um robô do zero e foram avaliadas por uma equipe técnica de engenheiros. Segundo os organizadores do evento, todos os grupos tinham o mesmo desafio e peças para montar o robô, que deveria percorrer um circuito exposto em uma mesa.

Estudantes do ensino médio e fundamental de Erechim de 12 á 16 anos participaram do desafio. Três equipes do Marista Medianeira, duas do Senai, uma do Barão do Rio Branco e uma do Colégio Érico Veríssimo, duelaram na Arena Empreendedora com um robô que tinha de transitar pela pista de forma autônoma e completar diversas tarefas envolvendo situações do dia a dia do produtor rural na fazenda, como criação de ovelhas, plantação (semente e água), armazenamento, colheita e área de preservação. A equipe Dual Core, do Marista Medianeira ganhou o primeiro lugar no desafio, seguidos das equipes Cavalo Vendado também do Marista Medianeira e Bonja do Senai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade